Tipos de Cabelos Crespos – Como Identificar & 37 Inspirações Incríveis!

Antigamente, os cabelos eram divididos basicamente em lisos e cacheados. Mas, finalmente as marcas passaram a dar maior atenção para cada tipo de fio. Afinal, cada um deles precisa de cuidados diferentes. Se você ainda não sabe qual é o seu, não se preocupe. Aqui, você vai descobrir quais são os tipos de cabelos crespos, como cuidar deles e quais são os melhores produtos para as suas madeixas. Além disso, também separamos referências de cortes e penteados para você se inspirar!

Como Identificar os Tipos de Cabelos Crespos?

Para que você possa cuidar direitinho das suas madeixas, é preciso saber quais são os tipos de cabelos crespos e em qual categoria os seus fios se enquadra. E a melhor forma de descobrir isso é por meio dos exemplos. Nas imagens a seguir você consegue compreender a diferença entre os tipos de fios.

  • Número 1: Cabelo liso;
  • Número 2 (A, B e C): Cabelo ondulado;
  • Número 3 (A, B e C): Cabelo cacheado;
  • Número 4 (A, B e C) Cabelo crespo.

Imagem com os diferentes tipos de fios.

É importante ressaltar que o seu cabelo pode se encaixar em uma categoria na nuca e em outra na frente. Também há diferença quando ele está seco ou molhado.

Infográfico mostrando os diferentes tipos de cachos.

Se você está em transição capilar, ou seja, se você está voltando aos fios crespos, seu cabelo também vai se encaixar em mais de uma categoria.

Montagem com exemplos de tipos de cabelos crespos.

Cabelo 3A

Já que muitas vezes é um pouco difícil de distinguir os fios cacheados dos crespos, decidimos fazer uma explicação mais aprofundada sobre os cabelos da terceira categoria. Os 3A são aqueles que parecem que foram feitos com babyliss. Ou seja, as mulheres com essas madeixas possuem cachos definidos e regulares, mas soltos.

VEJA  Shampoo para Cabelos Oleosos – 13 Produtos Específicos para Você!

Ana Paula Arósio com seus fios cacheados.

Cabelo 3B

O cacho 3B é um pouco mais enrolado do que o anterior. Dessa forma, o formato de “S” fica mais estreito. Nesse caso, o cabelo fica com cachos bem definidos. Com relação as suas principais características, as mulheres com esse tipo de madeixa geralmente sofrem com pontas secas. Já que, devido o tipo do fio, a oleosidade natural do cabelo não consegue percorrer por toda sua extensão.

Halle Berry mostrando seus fios cacheados no tapete vermelho.

Cabelo 3C

Quem tem o cabelo 3C possui cachos ainda mais estreitos e definidos. Pela mesma razão dos fios 3B, as mulheres com esse tipo de madeixa também tendem a ter pontas ressecadas.

A atriz Jennifer Nicole Freeman com seus fios cacheados.

Cabelo 4A

Finalmente chegamos aos cabelos da quarta categoria: os crespos. O primeiro deles é uma junção de torções e cachos, por essa razão os cachos não ficam muito definidos. Para diferenciá-lo do tipo anterior, basta observá-lo enquanto estiver molhado. O cabelo 4A continua com os cachos, enquanto o 3C fica apenas ondulado. Esse é ainda mais seco nas pontas do que os anteriores.

Mulher com cabelo crespo tipo 4A.

Cabelo 4B

Esse tipo de cabelo possui cachos ainda mais apertados, porém menos definidos. Por essa razão, a maioria apresenta formato zigue-zague, principalmente quando estão secos. Nesse caso, os fios são mais finos, o que também os torna mais quebradiços quando precisam de hidratação.

Mulher com vestido floral, com as mãos no cabelo.

Cabelo 4C

Finalmente, chegamos ao último dos tipos de cabelos crespos. As mulheres que se enquadram na categoria 4C tem fios que formam molas bastante espremidas e que encolhem ainda mais, conforme se aproximam do couro cabeludo. Por essa razão, muitas vezes é difícil de identificar os cachos quando as madeixas estão secas. Assim como o tipo anterior, eles geralmente são finos e também podem ser bastante quebradiços.

Mulher com cabelo tipo 4C.

Dicas para Cuidar dos seus Cabelos

Agora que você já descobriu em qual dos tipos de cabelos crespos o seu se encaixa, vamos falar sobre as melhores formas de cuidar dos seus fios. A principal dica que nós temos é seguir um cronograma capilar. Com ele, você sabe exatamente do que o seu cabelo precisa. Mas para isso, primeiro você precisa descobrir qual é o estado atual das suas madeixas. Para isso, faça um teste. Coloque um fio em um copo de água e veja o resultado:

  • Se boiar: precisa de uma hidratação melhor.
  • Se afundar: precisa de uma boa reconstrução.
  • Se ficar no meio do copo: precisa de nutrição.
VEJA  Como Acabar Com a Caspa – As 5 Melhores Técnicas e Receitas!

Para cada um desses processos, existem produtos diferentes, como você pode conferir na imagem abaixo.

Imagem com indicação de produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores.

Voltando para o cronograma capilar, existem vários tipos que você pode seguir. Tudo vai depender de como está a saúde dos seus fios. A seguir, você confere um exemplo:

Imagem ensinando como deve ser um cronograma capilar.

Produtos Específicos

Depois de descobrir qual é o seu tipo de cabelo e do que ele precisa, fica mais simples de definir quais são os melhores produtos para ele. E para te dar uma ajudinha nesse quesito, separamos alguns dos favoritos entre as blogueiras desse seguimento.

Foto de quatro embalagens da marca Yamasterol.

Foto com várias embalagens da marca Cless.

Foto com dois produtos da Love, Beauty and Planet.

Com uma proposta bastante atual, a linha Love, Beauty and Planet apresenta produtos que fazem bem para os fios, sem prejudicar os animais e o meio ambiente.

Embalagem de creme Neutrox.

Pote de máscara para hidratação Novex.

Pote roxo e amarelo da marca Origem.

Pote da marca Salon Line que imita uma embalagem de maionese.

Foto de vários produtos Aussie.

Leave in Sou + Cachos.

Coleção No poo, Low poo e Co Wash da Bio Extratus.

Antes de passar para o próximo tópico, precisamos falar sobre os produtos No Poo, Low Poo e para Co Wash. Muitas marcas precisaram se adaptar para atender a essa nova demanda. Afinal, muitas mulheres, especialmente as cacheadas e crespas, perceberam que algumas substâncias presentes nos shampoos são bastante prejudiciais para a saúde dos fios. Por isso, foram criadas essas novas técnicas de lavagem, que significam:

  • No Poo: eliminação completa do shampoo na lavagem.
  • Co Wash: técnica de lavagem para quem é adepta do No Poo, usando apenas condicionadores sem silicones insolúveis e sem substâncias proibidas nos fios.
  • Low Poo: uso de shampoos mais leves, que não possuem as substâncias proibidas citadas na imagem a seguir.

Lista de produtos proibidos para quem é adepta do No e Low Poo.

Fotos e Ideias de Cortes e Penteados

Finalmente, depois de todas essas dicas e informações, chegou a hora de você se inspirar com as referências belíssimas de cortes e penteados para cabelos crespos que nós separamos a seguir.

Montagem com três tipos de cabelos crespos.

Mulher com fios crespos cortados na altura do ombro.

Montagem com fotos de três mulher com cabelos crespos.

Mulher de cabelo crespo com luzes.

Montagem com exemplos de penteados para cabelos crespos.Mulher com cabelo crespo, com penteado estilo black power.

Montagem com três tipos de penteados para cabelos crespos.

Depois de todas essas dicas, esperamos que você já consiga identificar em qual dos tipos de cabelos crespos o seu se enquadra. Com isso, fica muito mais fácil cuidar dos seus fios e mantê-los saudáveis. E se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, que tal dar uma olhada nos nossos posts sobre 10 produtos para cabelos crespos, penteados para esse tipo de madeixa e melhores formas de tratá-la. Gostou das nossas dicas, ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *