Como Fazer Umectação Noturna – Dicas e Passo a Passo Fácil!

Nós, mulheres, vivemos passando por várias transformações de visual, e muitas vezes é o nosso cabelo que sofre com tantas variações, como mudanças de cor, babyliss, chapinha, entre tantas outras mudanças que podem prejudicar os fios. E para mudar o visual a gente sempre acha um tempinho, mas difícil é sobrar um tempinho para tratar dos fios que sofrem com nossas mudanças de visual. E se você faz parte desse time que está sentindo que o cabelo está precisando de uma ajuda, mas nunca sobra tempo, uma boa alternativa é encaixar a umectação noturna como parte dos cuidados, assim dá para cuidar das madeixas enquanto dorme.

A umectação noturna é um processo que tem ganhado cada vez mais adeptas, afinal não é uma maneira de recuperar os fios durante a noite, ou seja, é um tratamento que pode ser feito enquanto dormimos. Mas será que essa técnica que ganha cada vez mais adeptas é realmente eficaz?

Se você tem dúvidas sobre o que é umectação noturna e se a técnica realmente funciona, no post de hoje respondemos a todas as dúvidas e ainda ensinamos como fazer esse tratamento caseiro para as madeixas.

dicas

 

Sobre a Umectação Noturna

O que é?

Para quem já ouviu falar sobre umectação noturna, mas não entendeu muito bem do que se trata a técnica, esse é um tipo de tratamento feito a base óleos vegetais durante a noite para recuperação de fios danificados, ressecados e com frizz.

A umectação é um processo de nutrição dos fios, e que pode entrar como uma das fases do cronograma capilar.

No processo de umectação noturna, a ideia de nutrição segue a proposta do tratamento tradicional, usando óleo vegetal nos fios para recuperar as madeixas, mas ao invés de ficar por apenas algumas horas com o óleo no cabelo, a ação do produto é feita durante o sono, assim dá para cuidar das madeixas enquanto dorme.

o que é

O tratamento usa óleos vegetais

como funciona

O tratamento consiste em dormir com o óleo nos fios

Quais seus Benefícios?

O tratamento de recuperação das madeixas  durante o sono já ganhou muitas adeptas, e isso graças aos tantos benefícios que a umectação noturna pode trazer aos fios.

Para exemplificar o quanto esse tratamento é eficaz, elencamos os principais benefícios da umectação capilar durante o sono.

 

  • Tratamento Profundo: a umectação noturna usa óleos vegetais que são aplicados diretamente nas madeixas, e a ação desses óleos nos fios ajuda a repor os nutrientes do cabelo, funcionando como uma hidratação super potente para as madeixas, que ficam com aspecto mais saudável.
  • Redução de Frizz: a ação dos óleos vegetais nos fios ajuda a tratar o cabelo danificado e selar as cutículas do cabelo, deixando-as fechadas, o que faz com as madeixas fiquem com menos frizz.
  • Maciez e Brilho: a técnica de tratamento profundo do cabelo através de óleos vegetais faz com que os fios sejam nutridos novamente e a fibra capilar seja recomposta, assim o cabelo fica mais saudável, ganhando mais brilho e maciez.
  • Transição Capilar: a técnica de umectação noturna é uma das queridinhas das meninas que estão passando por transição capilar, já que o tratamento funciona como uma nutrição e hidratação para cabelos cacheados, recuperando os cabelos que passaram por tantos processos de alisamento e ajudando os fios a ficarem mais saudáveis e com menos frizz nessa nova fase cacheada.
  • Economia de Tempo: com certeza uma das principais vantagens da umectação noturna é o fato de ser um tratamento para ser feito durante o sono, assim dá para deixar os óleos vegetais agindo nas madeixas enquanto dorme; o que gera economia de tempo para cuidar dos fios.
cabelo cacheado antes e depois

A foto mostra antes e depois no cabelo cacheado

foto antes e depois

antes e depois

As fotos mostram resultados do tratamento

cabelo loiro antes e depois

O cabelo ficou com aspecto mais saudável

Com que Frequência Fazer?

A frequência para repetir a umectação noturna nos fios vai depender das necessidades do seu cabelo.

Uma boa maneira de criar um cronograma regular para fazer a umectação é adotando um cronograma capilar de acordo com as necessidades do fio e incluir a umectação na etapa de nutrição dos fios.

No entanto, se o cronograma capilar não é prioridade no momento, uma boa dica para manter os fios nutridos e saudáveis é fazer a umectação noturna a cada 15 dias.

 

Como Fazer Umectação Noturna: Passo a Passo

Com Azeite

A umectação com azeite é uma das preferidas de quem é adepta dessa técnica de cuidar dos fios enquanto dorme.

O fato que faz com que o azeite seja um dos óleos vegetais preferidos, é que esse é um velho conhecido das hidratações com azeite, que deixam o cabelo com muito brilho, além de ser uma opção fácil de encontrar e com bom custo-benefício.

como fazer umectação com azeite

O azeite é uma opção que garante bastante brilho ao cabelo

  • Com o cabelo seco, aplique azeite ao longo dos fios, inclusive na raiz para cabelos secos;
  • Depois de aplicar azeite ao longo de todo o cabelo, faça massagem na raiz e ao longo das madeixas para que o cabelo receba melhor o azeite;
  • Envolva o cabelo em um tecido de algodão ou touca de toalha e durma assim;
  • No dia seguinte ao acordar, retire o tecido que envolve os cabelos e lave os fios com shampoo e condicionador para finalizar o tratamento.

 

Com Óleo de Rícino

Para quem quer uma opção barata para fazer a umectação noturna, o tratamento com óleo de rícino é uma ótima aposta, pois o óleo vegetal é fácil de encontrar em farmácias e custa em média R$ 3,00 por 30 ml.

O óleo de rícino além de ser uma opção barata para cuidar das madeixas e fazer a umectação noturna, ainda traz os benefícios da recuperação das madeixas e auxilia no crescimento do cabelo, ou seja, ajuda a cuidar dos fios e fazer com o que o cabelo cresça mais rápido.

como fazer umectação com óleo de rícino

  • Divida o cabelo em mechas e aplique óleo de rícino ao longo de todo o cabelo, inclusive na raiz;
  • Massageie bem a raiz e os fios e depois envolva-os em uma touca de tecido;
  • Deixe o óleo agindo no cabelo enquanto dorme;
  • No dia seguinte faça a lavagem dos fios sem shampoo. Para isso, aplique condicionador de textura leve ao longo de todo o cabelo e massageie bem; enxágue bem os fios, e repita o processo. Por fim, aplique condicionador mais potente apenas no comprimento para finalizar a lavagem.

 

Com Óleo de Coco

Entre as opções mais conhecidas de óleos vegetais para fazer umectação noturna, com certeza o óleo de coco é uma dessas opções.

O óleo de coco traz diversos benefícios ao cabelo e se tornou uma opção fácil de encontrar e que tem alto poder de nutrição dos fios, reduzindo bastante o frizz do cabelo.

como fazer umectação com óleo de coco

O óleo de coco é uma opção que hidrata bem os fios

  • Aplique o óleo de coco ao longo de todo o cabelo seco;
  • Com as mãos vá massageando a raiz e levando o óleo de coco até as pontas do cabelo;
  • Depois de passar o óleo em todo o cabelo, envolva as madeixas em tecido e mantenha-o assim enquanto dorme;
  • No dia seguinte, finalize o tratamento de nutrição lavando o cabelo com shampoo e condicionador.

 

Se você já é adepta dessa técnica para cuidar das madeixas enquanto dorme, conta aqui nos comentários o que você acha desse tratamento capilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *