Umectação Capilar – O que é, Benefícios & Como Fazer Sozinha!

A umectação capilar pode ser a salvação para quem está sofrendo com madeixas ressecadas e quebradiças. O nosso cabelo sofre muitas agressões no dia a dia, seja pelas químicas que insistimos em usar, poluição, ação do sol, atrito com o travesseiro na hora de dormir, entre muitas outras.

A umectação também é usada por quem tem o cabelo naturalmente seco, como acontece com as madeixas cacheadas. Nesse post vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre esse tratamento e ainda ensinar como fazer em casa com ingredientes de baixo custo. Madeixas macias e brilhantes podem estar mais perto do que você imagina!

Sobre a Umectação Capilar

Antes de fazer a umectação capilar é necessário entender como essa técnica funciona e quais benefícios traz para os cabelos. Pensando nisso vamos responder a todas as suas dúvidas a seguir:

O que é?

Vamos começar entendo o conceito da umectação capilar. Umectar significa umedecer, nesse caso usamos óleos vegetais que são ricos em nutrientes.

Essa técnica se tornou popular no Brasil nos últimos tempos, mas na verdade teve origem na Índia. É uma cultura que tem milhares de anos e vem sendo passada de geração para geração. Tanto é que as indianas acreditam que seus cabelos crescem rápidos e fortes por conta do uso dos óleos vegetais. Claro que na Índia não se chama umectação, né? Mas a técnica é a mesma.

Quais seus Benefícios?

  • Repõe os nutrientes
  • Combate o ressecamento
  • Elimina o frizz
  • Fortalece o fio
  • Dá brilho
  • Deixa as madeixas macias

Com que Frequência Fazer?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois vai depender dos resultados no seu cabelo. Para quem tem cabelo cacheado a dificuldade é fazer com que a oleosidade da raiz chegue até as pontas, por isso o procedimento pode ser feita uma vez por semana.

Agora se o seu cabelo é naturalmente oleoso fazer a umectação semanal pode deixar o fio com aspecto de pesado e sujo. Assim pode ser necessário deixar um intervalo de quinze dias.

O mais importante é testar. Com o tempo você conseguirá perceber como seu cabelo reage e com isso criar o cronograma capilar ideal.

Umectação X Hidratação: Qual a Diferença?

Umectação e hidratação são dois nomes que aparecem para quem está criando um cronograma capilar. Embora sejam parecidos, são técnicas complementares onde uma não substitui a outra.

A principal diferença está em que a umectação devolve a oleosidade do fio ressecado enquanto a hidratação devolve os nutrientes. Por isso você pode intercalar e a cada semana fazer uma técnica. Inclusive alguns profissionais recomendam fazer as duas técnicas no mesmo dia, primeiro a umectação e por ultimo a hidratação.

A umectação vai devolver a oleosidade do cabelo, deixando mais macio e brilhante. O trabalho da hidratação é fortalecer diminuindo a quebra e as pontas duplas.

Fotos de Resultados Antes e Depois

Nada melhor do que antes de investir em um novo cuidado para as madeixas poder ver os resultados de quem já realizou o procedimento não é mesmo? Pensando nisso a seguir separamos fotos incríveis do antes e depois de quem já aderiu a umectação ao seu cronograma capilar. É surpreendente poder ver que por meio de produtos simples e super baratos que podem ser encontrados facilmente em farmácias e supermercados, podemos promover benefícios incríveis para a saúde e beleza dos fios.

 

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depoisMesmo a umectação sendo um procedimento realizado mais por quem tem as madeixas cacheadas, mulheres com o cabelo liso também podem realizar o procedimento obtendo os mesmos benefícios e tomando exatamente os mesmos cuidados.

 

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Para obter resultados incríveis nas suas madeixas como o dessa imagem que separamos é fundamental não se descuidar da sua rotina de cuidados.

Umectação: Antes e depois

Não se esqueça de que para cabelos crespos é importante realizar a hidratação pelo menos 1 vez por semana. Como sabemos as madeixas cacheadas tem uma grande dificuldade para se manter naturalmente hidratadas devido o formato dos cachos. Por isso promover esse cuidado para as madeixas é essencial.

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

O cabelo cacheado é um tipo de cabelo que pede alguns cuidados especiais para manter a saúde e beleza dos fios. Porém o que algumas pessoas não sabem é que um dos pontos mais importantes para promover os cuidados necessários para o cabelo é saber qual seu tipo de cabelo. Sim o cabelo cacheado é classificado por tipos e cada um necessita de cuidados específicos. Sabe qual é o seu tipo de cabelo cacheado? Pensando nisso preparamos um post especial com todos os tipos de cabelos cacheado, além de dicas inéditas para promover os cuidados perfeitos para garantir que suas madeixas continuem lindas, nutridas e hidratadas.

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Saber qual tipo de shampoo é indicado para usar nas suas madeixas cacheadas é fundamental. Isso porque não é todo produto que deve ser aplicado no cabelo cacheado, muitas opções de produtos disponíveis em mercados, farmácias e lojas de cosméticos possui uma série de componentes que não fazem nada bem para a saúde dos fios como é o caso de shampoos com parabenos. Pensando nisso preparamos um post com 9 dicas para escolher o shampoo perfeito para suas madeixas!

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Umectação: Antes e depois

Sofrer com as madeixas ressecadas infelizmente é um problema comum tanto para quem tem cabelo cacheado quanto liso. A frequente exposição a agentes externos como sol e poluição, fazem com que acabemos perdendo vitaminas importantes na estrutura do fio. Além da hidratação é muito importante realizar cuidados fundamentais para a reposição dessas vitaminas. Para te auxiliar preparamos um post incrível com as principais causas do ressecamento, além de dicas para saber como tratar cabelos ressecados!

Como Fazer Umectação: Passo a Passo

Para fazer umectação capilar você não precisa correr para o salão de beleza. É possível fazer em casa e usar ingredientes de baixo custo, alguns deles você pode até já ter em seu armário. A seguir vamos ensinar a fazer os tipos de umectação capilar que mais dão resultados e que podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo. Bora aprender?

Umectação com Óleo de Coco

O óleo de coco é o queridinho quando o assunto é hidratação, mas é necessário tomar alguns cuidados para não deixar o cabelo oleoso. Afinal, queremos ficar com as madeixas lindas e macias, né? A seguir vamos ensinar como usar o óleo de coco e o mais importante: como tirar da maneira correta para não deixar resíduos.

Vale lembrar que o excesso de óleo de coco não faz bem para o cabelo. Nada de dobrar a receita achando que o cabelo vai ficar mais bonito, viu? Siga nosso passo a passo corretamente:

  1. Coloque um colher de óleo de coco em um potinho. Se o seu cabelo é curtinho pode reduzir a quantidade.
  2. Com os cabelos secos e sem lavar, molhe as pontinhas dos dedos e vá aplicando nas madeixas.
  3. Aplique tanto nos fios quanto diretamente no couro cabeludo.
  4. Massageie bem para garantir que o fio vai absorver os nutrientes.
  5. Depois de aplicar abafe o cabelo colocando uma sacolinha na cabeça.
  6. Deixe agindo por pelo menos uma hora.
  7. Lave o cabelo usando apenas shampoo. Lembre-se que é necessário usar shampoo sem sal para garantir um bom resultado.
  8. Aplique o shampoo novamente.
  9. Aplique a hidratação de ação rápida.
  10. Deixe por 3 minutos e lave normalmente. Não é necessário aplicar shampoo novamente ou usar condicionador.
  11. Pronto, sua umectação capilar com óleo de coco está feita.

Umectação com Azeite

Quem disse que o azeite é usado apenas para temperar a salada? Você provavelmente tem esse óleo em casa e pode sim usar na umectação capilar. É importante usar apenas o azeite extra virgem, as outras versões são pobres em nutrientes e podem não trazer o efeito que você deseja para sua madeixas.

  1.  Separe o cabelo em quatro partes. É importante que o cabelo esteja seco e sem lavar previamente.
  2. Molhe a mão com azeite e enluve cada mecha com calma. Não precisa ter pressa, quanto mais se dedicar a massagear melhor será a absorção dos nutrientes.
  3. É importante não usar escova ou pente para desembaraçar. Use os dedos bem abertos e passe entre os fios.
  4. Depois de aplicar em todo o cabelo faça um coque.
  5. Abafe com uma sacolinha.
  6. Aguarde 2 horas para que o azeite extra virgem aja nas suas madeixas.
  7. Lave em água fria usando shampoo sem sal. Pode ser necessário lavar até 3 vezes para remover o óleo completamente.
  8. Finalize como de costume e está pronto!

Umectação Noturna

A umectação noturna pode ser ainda mais poderosa que a diurna. Você pode fazer usando óleo de coco, azeite extra virgem ou óleo de rícino. O passo a passo é o mesmo do que já ensinamos aqui.

A diferença é que você vai aplicar o óleo no cabelo, prender como uma touca ou sacolinha e vai deixar a noite inteira. Isso mesmo, você vai dormir com a umectação capilar.

No dia seguinte é só lavar com shampoo sem sal até remover completamente os resíduos. A hidratação noturna é ótima para quem tem os cabelos muito ressecados e o efeito é muito potente.

Umectação com Óleo de Ricino

O óleo de rícino custa mais barato que o azeite extra virgem e o óleo de coco, por isso é ótimo para quando chega no final do mês e você precisa dar aquele trato no cabelo. Ele é vendido em farmácias e traz os mesmos benefícios que os outros tipos de óleos que citamos aqui.

A forma de aplicar é a mesma do óleo de coco e do azeite. A diferença é a quantidade de óleo que vai usar. Lembre-se que tudo em exagero é demais. O fio precisa apenas ser “molhado” com o óleo e não ficar encharcado.

 

Gostou das nossas dicas de umectação capilar? Já testou uma de nossas receitinhas caseiras? Qual foi o resultado? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *