Vinagre de Maçã no Cabelo – Como Usar & Abusar dos Benefícios!

O vinagre de maçã no cabelo parece coisa do tempo da nossa bisavó quando não havia tantas opções de produtos e cosméticos no mercado. Na verdade, o vinagre vem sendo usado para tratar as madeixas faz muitos e muitos anos e não é a toa que ainda hoje é uma opção.

Sabe quando você precisa tratar o cabelo com uma solução rápida, mas não está podendo gastar muito? Ou quando a semana está tão corrida que não permite um pulinho ao salão de beleza? O vinagre de maça pode ser a solução para quem deseja ter fios macios e fortes.

Nesse post vamos falar tudo que você precisa saber sobre vinagre de maçã no cabelo: benefícios, quem pode usar, como aplicar, com que frequência suar, como tratar caspa e muito mais! Não vai perder essas dicas super valiosas, né?

Sobre o Vinagre de Maçã no Cabelo

Como alguém um dia imaginou usar vinagre de maçã no cabelo? Não temos resposta para isso, mas temos respostas para todas as suas dúvidas sobre esse tratamento barato e eficaz.

A primeira coisa é entender que não é todo vinagre de maçã que funciona bem no tratamento das madeixas. A produção do vinagre é basicamente a fermentação da maçã e são essas propriedades que fazem bem ao cabelo.

Na cozinha os vinagres mais usados são os de maça, o de álcool e o de vinho. O problema é que esse últimos ressecam demais o cabelo e o pH não é legal para essa finalidade.

Além do vinagre de maça você pode usar de tubérculos ou outras frutas. Eles custam mais caro que o de maça e não é tão presente na cozinha do brasileiro, por isso o foco do nosso post é o vinagre de maçã .

Quais seus Benefícios?

O vinagre de maçã traz muitos benefícios para a saúde: acelera o metabolismo, ajuda a combater a retenção de líquidos, previne câncer, diabetes, entre muitas outras vantagens.

Quer saber quais os benefícios do vinagre de maçã no cabelo? Vamos lá! Tudo tem a ver com química, se o pH do cabelo está alto significa que o fio está muito poroso e com as cutículas abertas, Ou seja, a estrutura do cabelo não é suficientes para segurar os nutrientes, deixando com aspecto ressecado, quebradiço e com muito frizz.

Quando você passa o vinagre de maçã no cabelo ele atua fechando as cutículas e deixando o pH neutro. Isso faz com que o cabelo fique forte, macio e mega brilhante.

Muita gente acha que como o vinagre é ácido ele vai fazer mal ao cabelo, mas o efeito é exatamente o contrário.

O excesso de oleosidade é um problema que afeta diversas mulheres e por isso cada vez mais é possível encontrar opções de produtos para lidar com esse problema. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas de shampoo para cabelos oleosos!

Para Quem é Indicado?

O uso do vinagre de maçã no cabelo é muito democrático e combina com todos os tipos de cabelo. Vale usar em cabelo liso, cacheado, loiro, tingido, alisado, enfim, pode ser usado em qualquer cabelo mesmo. Inclusive é indicado para quem usa tranças e dreads, pois promove uma limpeza completa.

A única restrição é em relação a condição atual do cabelo. Se o seu cabelo não está detonado ou poroso não tem porque investir no uso do vinagre. Deixe para usar apenas quando sentir que o fio está bem detonado e precisando de um up para trazer maciez e brilho.

Além de ser ótimo para restaurar a estrutura do cabelo também é um ótimo tratamento para quem sofre com as temidas caspas.

Vinagre de maçã no cabelo: Para quem é indicado

Pode Ser Usado Diariamente?

Definitivamente o vinagre de maçã não pode ser usado no cabelo diariamente. Lembre-se que o cabelo absorve nutriente até determinado limite e o exagero pode causar problemas tão graves quanto não cuidar regularmente das madeixas.

A frequência do vinagre de maçã no cabelo vai depender diretamente da situação atual. Em cabelos muito danificados é recomendado aplicar o vinagre uma vez a cada quinze dias.

Cabelos bem tratados pode usar uma vez ao mês. Depois pode usar apenas quando sentir que os fios estão porosos e precisando de um tratamento ácido para melhorar o Ph.

Fotos de Antes e Depois do Vinagre de Maçã

É inegável que depois de aplicar o vinagre de maçã no cabelo os fios ficam cheios de vida e brilhantes. Precisa de inspirações? Veja as fotos de antes e depois que selecionamos:

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Vinagre de maçã no cabelo: Antes e depois

Como Usar Vinagre de Maçã no Cabelo

Não tem segredo para usar o vinagre de maçã no cabelo, é mais fácil do que você imagina! Vamos ao passo a passo:

  1. Lave o cabelo usando shampoo sem parabenos. De preferência, aplique o produto duas vezes para garantir a limpeza total.
  2. Aplique a máscara de hidratação ou o condicionador que usa sempre.
  3. Massageie bem as mechas para que os nutrientes sejam absorvidos.
  4. Enxágue após deixar o tempo de ação do produto.
  5. Tire o excesso de água e passe o vinagre de maçã.
  6. Deixe agindo por 15 minutos.
  7. Enxágue e pronto!

Você não precisa passar mais nenhum produto nem se preocupar com o cheiro, pois depois que o cabelo secar o cheiro do vinagre some completamente. Se quiser potencializar os efeitos deixe o vinagre na cabeça e não enxágue, não haverá problema.

O vinagre de maçã no cabelo vai funcionar como um selador ácido garantindo que o cabelo não vai perder nutrientes ou sofrer com as agressões externas, como poluição.

Vinagre de maçã no cabelo: Como usar

Para Tratamento de Caspa

Quem sofre com caspa geralmente sofre com excesso de oleosidade, então o problema não é a hidratação. Para quem está travando uma guerra contra a caspa o jeito de usar é bem diferente e os resultados são ótimos. Muito melhor usar o vinagre de maçã no cabelo para caspa que gastar dinheiro com produtos específicos que ressecam os fios e ainda não garantem um bom resultado.

A caspa é causada por fungo ou bactéria, sendo que o vinagre é excelente para resolver o problema nas duas situações.

  1. Lave o cabelo apenas com shampoo.
  2. Retire o excesso de água usando a toalha.
  3. Molhe algodão com vinagre de maçã.
  4. Aplique diretamente no couro cabeludo garantindo cobrir todo a cabeça.
  5. Deixe agindo por 5 minutos e lave normalmente.
  6. Não tenha medo dessa técnica, pois o vinagre também tem ação anti-inflamatória e não tem contra indicação.
  7. Repita o procedimento uma vez por semana até se livrar completamente da caspa.
  8. Depois de resolvido o problema use o vinagre de maçã no cabelo uma vez ao mês.

Agora vamos ao puxão de orelha! A caspa não aparece do nada e se não cuidar do que fez a caspa aparecer nunca vai se livrar do problema completamente. A seguir fizemos uma lista de cuidados para não sofrer nunca mais com caspa:

  • Não lave a cabeça na água quente
  •  Não durma com o cabelo molhado
  •  Não aplique condicionador na raiz
  • Lave o cabelo um dia sim um dia não
  •  Mantenha uma alimentação saudável
  • Evite estresse
  • Insira chá de carqueja na sua alimentação para tirar as impurezas do sangue
  • Evite usar chapinha e secador
  • Evite químicas agressivas como a escova progressiva com formol

Vinagre de maçã no cabelo: Para caspa

Como vimos a progressiva com formol é uma grande causadora de caspa, além da série de males que pode causar a saúde. Pensando em te auxiliar a cuidar não apenas da saúde das suas madeixas, mas também do seu organismo preparamos um post especial com opções de escova progressiva sem formol!

Vinagre de Maçã no Cabelo Loiro

Conquistar o cabelo loiro dos sonhos tem um preço e se não apostar nos tratamentos certos pode ter certeza que esse preço será alto. A descoloração deixa o fio detonado, por isso é tão importante investir em hidratação. Nesse caso o vinagre de maçã não é usado sozinho, mas sim em conjunto com produtos para potencializar o efeito.

  1. Misture uma ampola de queratina, 4 colheres de máscara de hidratação e 2 colheres de vinagre de maçã .
  2. Lave os cabelos usando shampoo.
  3. Aplique a mistura e massageie bem. Tome cuidado para não aplicar diretamente na raiz, pois isso aumenta a oleosidade e deixa o cabelo com aspecto seboso.
  4. Deixe agindo por meia hora. Abafe usando uma touca.
  5. Enxágue e finalize. Não é necessário usar condicionador.

Sempre tenha atenção com a quantidade de queratina que usa. Em excesso pode quebrar o cabelo, principalmente no caso de fio mais fininho e ralo. Exagero nunca é bom.

Vinagre de maçã no cabelo: Em cabelo loiro

Para Cabelo Cacheado

O cabelo cacheado está com tudo e muitas mulheres estão assumindo os seus cachinhos. O vinagre é ótimo para cabelo cacheado, pois geralmente as pontas são ressecadas e quebradiças.

A aplicação é muito fácil. Depois de lavar o cabelo como de costume aplique uma mistura de uma medida de vinagre de maçã para duas de água. Não é necessário enxaguar.

Vale lembrar que usar vinagre em excesso deixa o cabelo ainda mais ressecado, ou seja, respeite o limite de uso de uma vez ao mês.

Muitas mulheres que estão passando pela transição capilar, ou seja, deixando o alisamento de lado, buscam soluções mais saudáveis. O vinagre pode ser um bom substituto do shampoo, algumas técnicas propõe lavar apenas com condicionador e outras usar shampoos mais brandos sem parabenos e derivados do petróleo. Em ambos os casos o vinagre funciona como uma limpeza profunda uma vez por semana.

Um produto que vem sendo muito utilizado para limpeza profunda das madeixas é o shampoo anti-resíduos. Gostaria de conhecer tudo a respeito desse produto? E também conferir as marcas que mais estão sendo utilizadas? Preparamos um post com as principais dicas e informações a respeito desse tipo de shampoo!

Vinagre de maçã no cabelo: Em cabelo cacheado

Curtiu nossas dicas de vinagre de maçã no cabelo? Já usou e gostou dos resultados? Deixe o seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *