Vitaminas Para o Cabelo – Qual Usar? Dicas e Principais Benefícios!

As vitaminas para o cabelo são essenciais para deixar as madeixas hidratadas, fortes, macias, brilhantes e tratar os fios danificados. É o tipo de coisa que só não usa quem ainda não conhece!

Quando o assunto é vitaminas para o cabelo é normal ficar confusa com tantas opções, pois nem toda vitamina funciona em todo tipo de cabelo. Pensando nisso preparamos esse guia completo sobre o assunto para que você acerte na escolha e tenha o cabelo lindo que sempre sonhou. Bora aprender?

Vitaminas Para o Cabelo: Benefícios

O primeiro passo antes de sair comprando vitaminas para o cabelo é entender que cada uma delas tem funções diferentes: estimular o crescimento, tratar a queda, combater o ressecamento, restaurar o fio quimicamente tratado, entre outras.

Usar a vitamina errada para o seu tipo de cabelo pode fazer com que o resultado seja exatamente o contrário do que você esperava. A seguir vamos separar os tipos de vitaminas para o cabelo indicadas para cada tipo de problema.

Na nossa lista também estão alguns produtinhos que não são especificamente vitaminas, mas tem uma alta concentração delas. Também vamos dar algumas dicas maravilhosas de como usar para potencializar os efeitos.

Vitaminas para o cabelo: Benefícios

Vitaminas para o cabelo: Benefícios

Vitaminas para o cabelo: Benefícios

Vitaminas para o cabelo: Benefícios

Vitaminas para Crescer Cabelo

Cortou as madeixas e se arrependeu? Anda sonhando com um cabelão? Para começar o projeto rapunzel é necessário investir em boas vitaminas para o cabelo crescer e são essas vitaminas que vamos mostrar a seguir.

Vale lembrar que estimular o crescimento das madeixas também depende de uma alimentação saudável e de beber bastante água durante o dia.

Vitaminas para o cabelo: Cabelos

vitamina b3

A vitamina B3 é essencial para a saúde do couro cabeludo e estimula o crescimento de fios mais saudáveis e bonitos. Quando estamos com deficiência em B3 é comum observar fios que quebram com muita facilidade, além de opacidade.

Essa vitamina está presentes em diversos alimentos que precisamos consumir diariamente tanto para a saúde do cabelo como do corpo em geral:

  • Frango
  • Atum
  • Anchova
  • Trigo
  • Arroz
  • Tomate

vitamina d

A vitamina D faz muito bem para a saúde como um todo. Já viu médico dando dica para tomar sol diariamente no horário da manhã ou ao final da tarde? É justamente para absorver vitamina D.

Ela é essencial para que o corpo consiga processar o cálcio, que está diretamente ligado com a formação de novos fios de cabelos.

vitamina b5

A vitamina B5 pode ser usada como ampola junto com a máscara de hidratação. Ela é responsável por devolver carboidratos, proteínas e lipídios aos fios. Não necessariamente estimula o crescimento, porém ajuda a fortalecer o fio, evitando a quebra.

VEJA  Top 3 Cremes Desmaia Cabelo – As Melhores Marcas & Onde Comprar!

Queratina Liquida

A queratina líquida é muito utilizada na progressiva, selagem e hidratação. Não é uma vitamina, na verdade a queratina líquida é uma proteína. Como traz muitos benefícios ao cabelo achamos importante colocar nessa lista, principalmente porque a queratina pode ser usada em conjunto com outras vitaminas na hidratação.

A queratina devolve a elasticidade do cabelo e repõe os nutrientes. Produzimos naturalmente essa proteína, mas usar na hidratação é uma forma de potencializar sua ação.

 

Vitaminas para o cabelo: Queratina

vitamina b1

As vitaminas para o cabelo B1 estão presentes nos alimentos integrais e no levedo de cerveja. Também está presente nas nozes, nas sementes, em algumas leguminosas e em alguns grãos.

Assim como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B1 é importante para a composição do fio e a da saúde do corpo em geral.

ácido fólico

O ácido fólico é muito importante para o crescimento de unhas e cabelos saudáveis. Também chamado de B9, você pode suplementar essa vitamina via oral, porém é necessário fazer um exame de sangue e consultar um médico.

vitamina c

Todo mundo já ouviu falar que vitamina C é boa para fortalecer a imunidade do corpo, mas você sabia que ela também é importante para estimular o crescimento do cabelo? Essa vitamina é ótima para cabelos quebradiços, opacos e com pouca elasticidade.

A vitamina C protege o fio, estimula o crescimento e ainda o deixa mais brilhante. Maravilhosos, né?

Alimentos como laranja, limão e manga são ricos nessa vitamina e ainda vai trazer outros benefícios para sua saúde além do cabelão.

biotina

A dica é tomar 10mg de biotina ao dia para ajudar o cabelo no crescimento, mas claro que com a aprovação do seu médico. Além de estimular o crescimento a biotina também é excelente para quem problemas frequentes com caspa.

Vitaminas para Queda de Cabelo

Os especialistas afirmam que é normal perder até 100 fios de cabelo por dia. É bastante, mas conseguimos sentir quando está caindo além do normal, principalmente quando além de caindo também está quebrando.

A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por muitos motivos diferentes, como má alimentação, falta de hidratação, estresse, tratamentos mal sucedidos, entre muitas outras possibilidades. As vitaminas para o cabelo são ótimas para driblar o problema, mas se mesmo com nossas dicas a queda de cabelo persistir recomendamos que procure um médico.

 

VEJA  20 Inspirações de Botox Capilar Antes e Depois – Vale a Pena Fazer?

Vitaminas para o cabelo: Skafe

Anastim

A Anastim é uma poderosa loção antiqueda rica em vitaminas, principalmente a B8 que promove o estímulo da produção de queratina. Além da B8 essa loção também possui em sua fórmula poderosos ingredientes como extrato de artemia e nicotinato de tocoferila. A combinação de todos os  ingredientes  da Anistim, além de combater a queda dos fios melhora a microcirculação no couro cabeludo, com isso proporcionando para as células presentes no bulbo capilar  a energia fundamental para ter fios fortes.

Vitaminas para o cabelo: Anastim

Pantogar

O Pantogar é um famoso complexo de nutrientes capaz de promover uma série de benefícios para a saúde dos fios por causa de sua fórmula rica em vitaminas, queratina e aminoácidos. Além do crescimento dos fios esse complexo também estimula o crescimento e fortalecimento das unhas. É válido lembrar que Pantogar é uma medicação e antes de fazer uso é fundamental informar seu médico.

vitamina A

A vitamina A é uma poderosa aliada no combate a queda dos fios. Um dos principais motivos que faz com que ocorra a queda do cabelo, lentidão no crescimento e opacidade é a falta de vitamina A no organismo. A principal finalidade dessa vitamina é sua poderosa ação nas células capilares, ela promove hidratação, reduz as pontas duplas e também acelera o crescimento.

Vitamina E

A vitamina e está fortemente ligada ao melhoramento da circulação de sangue no couro cabeludo. Além disso, essa vitamina é também um antioxidante incrível capaz de retardar o envelhecimento dos fios e proteger contra a ação dos raios UV que ressecam e prejudicam a saúde do cabelo.

Vitaminas para Pontas Duplas

Como sabemos as pontas duplas são um dos principais sinais de que algo está errado com a saúde das madeixas. Geralmente esse é um problema muito comum em quem realiza descoloração ou faz uso de outros tipos de químicas nas madeixas como a progressiva, por exemplo.

Um dos principais causadores das pontas duplas é o ressecamentos presente nos fios, por isso a importância de manter os cuidados sempre em dia para evitar  esse tipo de problema. Afinal, mesmo que você não faça uso de químicas a falta de nutrição pode trazer problemas como esse.

Para te auxiliar no combate e prevenção das pontas duplas, separamos a seguir algumas ótimas opções de vitaminas.

Óleo de Rícino

O óleo do rícino se tornou um dos óleos vegetais mais utilizados nos cuidados com o cabelo. Sua estrutura rica em vitamina e combate as pontas duplas, ativa a circulação de sangue no couro cabeludo, combate bactérias e fungos, trata o ressecamento e coceira.

Vitaminas para o cabelo: Óleo de Rícino

Óleo de Argan

O óleo de argan tem se tornado uma das opções mais utilizadas para o combate as pontas duplas e o ressecamento do cabelo. Rico em vitamina E e ácidos graxos esse óleo é capaz de promover para os fios muita nutrição e sedosidade.

Vitaminas para o cabelo: Óleo de Argan

 

VEJA  Cabelo Seco – 7 Dicas para Cuidar dos Fios & Como Hidratar!

Vitaminas para Cabelos Ressecados

O ressecamento dos fios é um problema super comum em diferentes tipos de cabelos, por isso a importância de se atentar a nutrição do cabelo. Para tratar esse problema são utilizadas algumas vitaminas poderosas como o D- Pantenol, por exemplo.

Veja a seguir algumas das vitaminas mais utilizadas para o combate ao ressecamento.

Vitaminas para o cabelo: Ressecados

Ceramidas

Ceramidas é um poderoso componente encontrado no complexo B (complexo de 9 vitaminas) capaz de combater a opacidade, quebra e principalmente ressecamento dos fios.

Vitaminas para o cabelo: Ceramidas

D-Pantenol

O pantenol nada mais é do que uma vitamina presente naturalmente em nossa pele e cabelo. Além de ser uma ótima opção para cabelos ressecados essa vitamina também possui uma série de benefícios como: espessamento de fios muito finos, proteção da umidade dos fios, hidratação, entre outros.

Vitaminas para o cabelo: D-Pantenol

Óleo de Abacate

O óleo de abacate é um poderoso hidratante para cabelos ressecados. Sua estrutura é rica em vitaminas, proteínas, aminoácidos, entre outros nutrientes.

Manteiga de karité

A manteiga de karité não é exatamente uma vitamina, mas é ótima para as madeixas justamente por ser rica em vitaminas A, D, E e F. Geralmente, a manteiga de katité é usada como princípio ativo para condicionadores e máscara de hidratação.

Como o nome sugere, a manteiga de karité é oleosa e por isso você deve tomar cuidado. Use a máscara de hidratação apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz. A recomendação é fazer a hidratação uma vez por semana após lavar o cabelo apenas com shampoo. Deixe agindo por meia hora e lave sem aplicar condicionador.

Marcas de Ampolas

Se você deseja nutrir suas madeixas por meio das ampolas, listamos abaixo algumas das marcas mais utilizadas:

  • Skafe
  • L´oreal Paris
  • Pantene
  • Phytoervas
  • Alfaparf
  • Avora
  • Amend
  • C Kamura
  • Acquaflora
  • Hidra Color
  • Racco
  • Yenzah
  • Repair Rescue
  • Vizcaya
  • Belo Fio

Gostou das nossas dicas de vitaminas para o cabelo? Já testou alguma e teve bons resultados? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *