Tipos de Cabelo Masculino – Como Identificar & Cortes Ideais!

O tempo em que os homens preocupavam-se apenas em cortar o cabelo está passando, e hoje em dia é cada vez mais notável ver os homens mais dedicados a sua cabeleira. E antes de adotar qualquer procedimento nos fios, é preciso entender sobre os tipos de cabelo masculino, assim vai ficar mais fácil de cuidar da cabeleira e ir além de cortar.

E se você quer ter os fios bem cuidados, é hora de identificar o seu tipo de fio diante dos tipos de cabelo masculino, e ainda pegar dicas de como cuidar e ideias de penteados para cada corte.

fotos e inspirações

 

Como Identificar o Tipo do seu Cabelo?

Crespo

Entre os tipos de cabelo masculino, os fios crespos ou afro são caracterizados por serem mais volumosos e com cachos mais fechadinhos, podendo não ter o formato muito definido.

Por conta do tipo de fio, é comum que a oleosidade natural do couro cabeludo não chegue em todo o fio, podendo dar aspecto ressecado ao cabelo.

Para isso, a dica é usar produtos específicos, e até incluir na rotina o uso de um creme de pentear e leave-in, ajudando na hora de desembaraçar os fios e dando continuidade a um tratamento de hidratação das madeixas, evitando que a cabeleira fique com aspecto ressecado.

Para os homens que se incluem nesse tipo de cabelo masculino, os fios crespos passam muita personalidade, e apesar de serem mais difíceis de moldar, permitem cortes e penteados bem interessantes, como black power, moicano, com risca lateral, entre outros.

cabelo crespo homem

Ah, e para os homens que se incomodam com o cabelo crespo, também existe a possibilidade de alisamento dos fios, técnica bastante comum entre jogadores de futebol, como Neymar.

antes e depois cabelo Neymar

Ondulado

Uma variação entre os tipos de cabelo masculino é a versão ondulada ou “cabelo de surfista”, como também é chamada.

Esse tipo de cabelo é caracterizado pela raiz lisa e o comprimento em forma de S, não chegando a formar cachos, mas também não é completamente liso.

O cabelo ondulado masculino é uma boa aposta para penteados moldados com pomada ou cera e pode dar um estilinho mais despojado e leve ao penteado.

Entre os cuidados para os fios ondulados, a dica é escolher um bom profissional para o corte, de modo que valorize o tipo de cabelo, sem perder o formato, e que o corte combine com o formato do rosto.

cabelo ondulado homem

Liso

Entre os tipos de cabelos masculino, uma das variações é o cabelo liso.

Esse tipo de fio tem como característica não ter ondulações ou outras variações, e costuma ser mais fino.

O cabelo liso em homens exige cuidados em relação a ficar quebradiço e com frizz, por isso, é preciso escolher por produtos específicos para esse tipo de fio.

Além do mais, também é possível que esse tipo de fio tenha tendência a ficar oleoso, e não é a lavagem excessiva que vai combater o problema, mas sim o uso de produtos corretos.

Para os homens que possuem cabelos lisos, a dica é investir em finalizadores como gel, pomadas ou ceras masculinas para ajudar a moldar os penteados e valorizar as madeixas em um estilo único.

cabelo liso homem

 

Cacheado

Para os homens que se enquadram na categoria dos cabelos cacheados, é preciso saber que existem variações que vão além dos tipos de cabelo masculino, mas também ao tipo de cacho, que pode ser mais soltinho ou até mais fechado.

Geralmente, os cabelos cacheados são caracterizados pelas formações em estilo espiral (mais ou menos fechados) e conhecidos por terem bastante volume e frizz.

Para cuidar do cabelo cacheado masculino e evitar o volume excessivo e o frizz, a dica é incluir na rotina de cuidados capilares o uso de um creme de pentear para desembaraçar os cachos e de um leave-in que ajude a manter o formato dos cachos, controlando o volume e o frizz.

O penteado para os cabelos cacheados podem ser bastante variados, assim como o tipo de corte, que pode ir desde os fios curtinhos, até versões mais longas, que dão agregam bastante estilo ao visual.

cabelo cacheado homem

Dicas para Cuidar dos Diferentes Tipos de Cabelo Masculino

A variação entre os tipos de cabelo masculino pedem cuidados específicos para cada tipo de fio, afinal cada cabelo tem uma necessidade específica, e o cuidado certo ajuda a manter o cabelo saudável e o visual mais atraente.

Para ajudar nos cuidados para os diferentes tipos de cabelo masculino, vamos a uma listinha:

  • Escolha do shampoo e condicionador: esqueça a ideia de usar o que já tem no box. O shampoo e condicionador usado pela irmã, namorada / esposa, ou mãe nem sempre é o ideal para o seu cabelo. O primeiro passo é definir qual seu tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo), e assim escolher um tipo de shampoo e condicionador adequado para o seu tipo de fio, o que vai ajudar a manter o formato dos fios e atender as necessidades específicas da cabeleira.
  • Finalizadores: para cuidar dos diferentes tipos de cabelo masculino, os cuidados não se restringem apenas na hora de lavar os fios, mas também depois com o uso de finalizadores, que podem ajudar a hidratar os fios (creme de pentear), diminuir o frizz (leave-in) e até moldar as madeixas (gel, pomada e cera).
  • Lavagem: um erro comum dos homens é lavar o cabelo ou apenas molhar a cada banho e esse excesso de umidade pode estragar os fios. O ideal é lavar/ molhar apenas uma vez por dia, evitando o excesso de cloro nos fios e que o cabelo fique constantemente molhado.
  • Pentear: para os homens de cabelos ondulados, cacheados e crespos, a dica é esquecer totalmente o uso de pentes após os fios já estarem secos. Esse tipo de cabelo só deve ser penteado ainda molhado, e depois é só ir dando um jeitinho com produtos específicos e com as pontas dos dedos.

 

Fotos e Ideias de Cortes e Penteados Ideais para Cada Tipo

Curto

corte cabelo curto

Entre os estilos e cortes de cabelos para os homens, essa proposta traz uma opção mais jovem para o corte de cabelo liso.

A ideia aqui foi de raspar as laterais e usar a parte de cima do cabelo moldada para cima.

Para o resultado ficar natural, a aposta foi de moldar os fios com pomada e secador, levando o cabelo.

penteado cabelo liso homem

Outra proposta de penteado para cabelos lisos é usar o cabelo um pouquinho mais longo e fazer um penteado estilo batidinho e com franjão lateral.

corte cabelo crespo

A risca lateral dá estilo ao corte

dread cabelo curto

Os dreads valorizam o cabelo

penteado cabelo liso curto

cabelo cacheado masculino

Os cachos foram usados com finalizador

corte cabelo cacheado

O cabelo cacheado ganhou corte mais baixo nas laterais

 

Longo

cabelo longo crespo

Para os homens adeptos ao cabelo longo, há muitas possibilidades de penteados para esses tipos de cabelo masculino.

E neste caso a ideia é perfeita para todos os tipos de cabelos, inclusive os cacheados e crespos.

O penteado incluir fazer trancinhas ao longo de todo o cabelo, e isso dá um estilo incrível aos fios.

cabelo comprido homem

Outra ideia para os fios longos masculinos, é de fazer um penteado semi-preso, que é uma proposta mais simples e perfeita para o dia a dia.

Neste tipo de penteado masculino, a proposta foi de puxar o cabelo para trás e prender apenas parte da cabeleira em um rabo de cavalo.

cabelo médio homem

Os fios foram usados jogados para a lateral num estilo despojado

cabelo liso longo

cabelo no ombro homem

O cabelo foi partido na lateral

penteado com gel

O cabelo com gel foi penteado para trás

cabelo loiro masculino

O cabelo foi usado semi-preso num estilo despojado

cabelo longo masculino

O cabelo foi levemente amassado para ganhar textura

Preso

penteado festa homem

E se a ideia é usar os fios presos, o coque é uma aposta certeira para os homens, e super adaptável a diferentes propostas de looks e ocasiões.

Neste caso, a cerimônia formal pediu um penteado mais comportado, e o coque baixo e levemente soltinho foi a aposta para um estilo mais moderno.

Para deixar os fios mais arrumadinhos, o gel foi usado na raiz, controlando todo o frizz do cabelo.

coque samurai

Outra sugestão de cabelo preso com coque masculino é o uso de um coque samurai, que fica mais altinho e pode ser usado por quem tem cabelo médio e longo.

corte e penteado cabelo crespo

O cabelo longo tem as laterais raspadas

penteado preso homem

homem com cabelo preso

O cabelo foi preso em dois rabos de cavalo

coque despojado homem

O coque despojado deixa o visual mais urbano

coque masculino

O coque foi usado bem baixo

cabelo preso homem

As trancinhas valorizam o cabelo crespo preso

Agora é só aproveitar as dicas e cuidar da cabeleira para ter uma aparência ainda melhor.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *