Como Fazer Tranças – 2 Tutoriais Incríveis & Fáceis de Fazer Sozinha!

Aprender como fazer tranças é uma ótima saída para quando queremos arrumar as madeixas de uma maneira diferente, seja para um compromisso do dia a dia ou para um evento mais importante, como um casamento.

São muitos tipos para aprender como fazer tranças, alguns modelos mais simples e outros sofisticados. Nesse post vamos mostrar 50 inspirações lindas, dar dicas para fazer em casa e ensinar como fazer tranças de lã em casa com passo a passo completo. Bora aprender?

Fotos e Inspirações de Cabelos com Tranças

Aprender como fazer tranças pode não ser uma tarefa tão simples, pois são muitos modelos diferentes que fica até complicado escolher qual o mais bonito.

A seguir listamos os principais tipos de tranças que combinam com as mais diversas ocasiões e vamos dar dicas de como fazer.

Modelos de tranças

Modelos de tranças

Modelos de tranças

Modelos de tranças

Modelos de tranças

Tranças Embutidas

A trança embutida teve seu auge nos anos 90 e era o tipo de penteado para ocasião especial, como casamento e formatura. De lá pra cá ganhou várias versões diferentes.

Como fazer tranças embutidas

Como fazer tranças embutidas

Como fazer tranças embutidas atrás

Há quem diga que fazer trança embutida é a versão mais difícil e rende alguns momentos de frustração. Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas o segredo está em segurar a trança com uma mão e ir adicionando fios aos poucos usando a outra mão.

Como fazer tranças embutidas atrás

Como fazer tranças embutidas

Escama de Peixe

Quer aprender como fazer tranças escama de peixe? Esse penteado está super em alta, combina com todos os estilos e é bem simples de fazer.

Comece dividindo os cabelos em duas partes iguais. Vai ficar uma mecha do lado direito e outra do lado esquerdo.

Puxe uma mecha fina do lado esquerdo do lado de fora, ou seja, próximo da orelha. Puxe até o meio. Faça o mesmo com uma mecha do lado direito. É importante que cada mecha não tenha mais que dois centímetros.

Passe a mecha fina direita em cima da mecha maior, o mesmo com o lado esquerdo. Trance todo o cabelo dessa forma sempre puxando para que fique firme e as duas mechas se encontre. Por último, prenda o final da trança.

Como fazer tranças escama de peixe

Como fazer tranças escama de peixe

Como fazer tranças escama de peixe

Como fazer tranças escama de peixe em penteado semi preso

Como fazer tranças escama de peixe

 

Na Raiz

A trança na raiz é super estilosa, combina com diversos tipos de personalidade e deixa o visual mais despojado. A trança da raiz pode continuar no cabelo todo ou você pode trançar apenas a raiz e deixar o restante do cabelo solto.

Como fazer tranças na raiz

Como fazer tranças laterais na raiz

Como fazer tranças na raiz

Como fazer tranças na raiz com coque

Nagô

A trança nagô é um penteado africano que deixa o visual muito poderoso, por isso tem feito a cabeça da mulherada. Além de lindo, também é uma opção para quem está passando pela transição capilar e deseja disfarçar a mistura de mechas lisas com mechas crespas.

Como fazer tranças nagô

Como fazer tranças nagô

Para aprender como fazer tranças nagô é importante saber que você pode usar cabelo natural ou sintético, as duas versões são lindas. O sintético é mais indicado quando as madeixas estão muito curtas para trançar.

Como fazer tranças nagô

As tranças não impedem a higienização das madeixas, apenas é necessário caprichar na raiz, não usar condicionador e sempre secar com secador para evitar a proliferação de fungos.

Como fazer tranças nagô

Como fazer tranças nagô

Trança Lateral

A trança lateral deixa o visual mais meigo, sendo o tipo de penteado ideal para usar em eventos diurnos. É a pedida certa para quem aposta em simplicidade para arrasar no visual.

Como fazer tranças lateral

Como fazer tranças lateral em loira

A trança lateral pode vir acompanhada do restante do cabelo solto. Para ter destaque, as mechas precisam ser mais grossas e não necessariamente a trança começa na raiz, como podemos observar na foto.

São três mechas de cabelo trançadas e presas na lateral. É bacana usar um grampo de cor próxima a cor do cabelo para que ele não fique em destaque. 

Como fazer tranças lateral em cabelo loiro
Como fazer tranças lateral

Estilo Tiara

A trança estilo tiara, ou camponesa como também é chamada, deixa o visual mais romântico e é simples de fazer. É a opção certa quando você quer mudar o visual sem perder horas na frente do espelho.

Como fazer tranças estilo tiara em ruiva

Como fazer tranças estilo tiara em loira

A trança pode ser mais grossa ou mais fininha. Geralmente, é trançado apenas cabelo de um lado da cabeça e depois é colocado para cima como se fosse uma tiara mesmo.

A graça está em esconder os grampos e parecer que o penteado é totalmente natural. 

Como fazer tranças estilo tiara em cabelo loiro

Como fazer tranças estilo tiara em cabelo castanho Como fazer tranças estilo tiara

Estilo Grega

Aprender como fazer tranças estilo grega é um pouquinho mais complicada, pois essa é uma trança mais trabalhada e exige certa técnica. Esse penteado é muito usado para eventos mais formais como formatura e casamento. Veja algumas inspirações maravilhosas:

Como fazer tranças estilo grega

Como fazer tranças estilo grega em morena

Como fazer tranças estilo grega em loira

Geralmente, a trança estilo grega vem acompanhada de uma presilha bem bonita ou flores naturais. Isso deixa o visual mais completo e dá um brilho ao penteado.

Como fazer tranças estilo grega com tiara de flores

Box Braids / De Linha / De Lã

As tranças de lâ e de linha são mega estilosas, são opções para quem está passando por transição capilar e não quer estragar as madeixas. Além disso, elas duram até 3 meses, ou seja, você pode sempre trocar as cores e estar a cada dia com um visual diferente.

Esse tipo de trança se tornou febre entre homens e mulheres de todas as idades, por isso vamos ensinar como fazer tranças com lã em um passo a passo completo no final desse post.

Como fazer tranças de lã

Como fazer tranças de lã

Como fazer tranças de lã pretas

Você pode optar por escolher uma cor mais chamativa ou fios da mesma cor do seu cabelo natural. A espessura da trança vai depender do tanto de fio que você colocar. A dica é fazer uma trança de teste para ver se é o efeito que deseja antes de trançar o cabelo todo. Como fazer tranças de lã cinzas

Como fazer tranças de lã

Em Cabelos Cacheados

As tranças são mais usadas em cabelos cacheados, principalmente porque a durabilidade é maior. Podemos dizer que tranças e cabelos cacheados são a combinação perfeita e valorizam a beleza da mulher.

Como fazer tranças em cabelo cacheado

Como fazer tranças em cabelo cacheado loiro

Como fazer tranças em cabelo cacheado curto

Como fazer tranças em cabelo cacheado castanho escuro

Em Cabelos Curtos

Em cabelos curtos temos menos opções de tipos de tranças em função do comprimento, mas ainda assim é possível aprender como fazer tranças lindas. Confira algumas inspirações estilosas:

Como fazer tranças laterais em cabelo curto loiro

Como fazer tranças laterais em cabelo curto loiro

Como fazer tranças laterais em cabelo curto

Como fazer tranças laterais em cabelo curto castanho

Como fazer tranças laterais em cabelo curto

Como Fazer Tranças: Passo a Passo

Quer aprender como fazer tranças? Dependendo do modelo que escolher a dificuldade não está em fazer propriamente, mas é preciso ter paciência, pois dá um trabalhão.

A maioria das tranças você consegue fazer apenas olhando para a foto de inspiração, pois é muito intuitivo. As tranças de lã são um pouquinho mais difíceis de fazer, exige mais técnica e é justamente por isso que vamos ensinar a fazer esse modelo no nosso passo a passo. Está preparada?

Materiais

  • Pente
  • Elastiquinho de cabelo
  • Lã da cor que desejar (escolha uma lã mais fina e delicada para que a trança também fique fina. Isso ajuda a não pesar na cabeça.)
  • Touca de cetim
  • Fronha de cetim
  • Isqueiro ou fósforo
  • Presilhas
  • Shampoo anti resíduos

Passo a Passo

  1. O nosso passo a passo começa na lavagem das madeixas. Leve o cabelo em água fria e use o shampoo antiresíduos duas vezes.
  2. Capriche bem na raiz e não aplique condicionador.
  3. O condicionador estimula a produção de olho, deixa o cabelo escorregadio e pode fazer com que a trança desmanche mais rápido do que deveria, por isso é bom esquecer esse produto por enquanto.
  4. Desembarace os fios e seque com secador.
  5. É extremamente importante que o cabelo esteja COMPLETAMENTE seco para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
  6. Separe o cabelo em 8 mechas grandes e prenda com as presilhas.
  7. Corte a lã deixando o dobro do tamanho que deseja para suas tranças.
  8. Pegue cinco fios, dobre na metade e prenda na rais de uma mecha pequena. Se desejar trança mais grossa, use mais lã.
  9. Divida essa mecha pequena em três partes e faça uma trança bem fininha.
  10. Prenda com elastiquinho.
  11. Agora trance essa trança com os fios de lã.
  12. De um nó no final e queime a pontinha com isqueiro para dar acabamento.
  13. Repita o processo em todo o cabelo tomando cuidado para que as tranças fiquem todas com a mesma espessura.
  14. Comece sempre pela nuca e vá em direção a testa, deixando a franja por último.
  15. Em um cabelo longo, fazer essas tranças pode demorar até 6 horas por isso a nossa dica é pedir ajuda para um amigo ou familiar.
  16. Depois de pronto é só esbanjar estilo e personalidade!

Você deve estar pensando pra que colocamos fronha e touca de cetim na lista de materiais, né? Pois é, essas duas peças são essenciais para fazer com que suas tranças de lã durem mais tempo. Use a touca e a fronha na hora de dormir, isso vai evitar atrito da lã com o tecido, evitando aquele efeito de frizz que dá a sensação que a trança está se desfazendo.

Essa manutenção é importante para fazer com que o penteado dure os 3 meses desejados, principalmente no caso de cabelo liso.

Gostou das nossas dicas de como fazer tranças? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *