Coque Abacaxi – Por que Usar? Vantagens & 37 Inspirações Lindas!

As mulheres com cabelos cacheados e crespos geralmente gostam de apostar em diferentes tipos de penteados. Afinal, além desses tipos de fios segurarem melhor o visual do que os lisos, essa também é uma forma de evitar nós, por exemplo. E dentre os favoritos dessas mulheres está o coque abacaxi. Além de prático, ele ainda tem várias vantagens para esse tipo de madeixas. Mas, o que é, como é feito e quem pode apostar nesse look? A seguir, nós vamos te contar tudo isso e muito mais!

O que é?

O coque abacaxi recebe esse nome justamente por lembrar o formato da fruta, já que fica espetado para cima, no topo da cabeça. Apesar de ser mais famoso entre as crespas, ele também pode ser usado por mulheres de cabelo cacheado e até liso. Além disso, também pode ser simples, feito com um rabo de cavalo básico, ou pode ser mais elaborado, recebendo acessórios. Nesse caso, lenços, bandanas e presilhas são bem-vindos. Tudo isso vai depender da sua criatividade, gosto e prática.

Mulher fazendo coque abacaxi.

Quais as Vantagens desse Penteado?

Além de ser uma ótima pedida para o dia a dia, a principal vantagem do coque abacaxi é o fato de não amassar os cachos. Por esse motivo, as meninas que tem os fios com curvas, adoram fazer esse penteado para dormir. Já que, dessa forma, elas já acordam com as madeixas lindas.

Mas é claro que essa não é a única utilidade do coque abacaxi. Ele também é uma excelente opção para aquele bad hair day, ou seja, aqueles dias em que os cabelos não estão do nosso agrado. Sem falar que é uma boa pedida para festas e baladas. Afinal, é bastante comum que os fios fiquem bastante embaraçados após essas noitadas.

Como fazer?

A forma de fazer o seu coque abacaxi vai depender muito do estilo e comprimento dos seus fios. Por exemplo, se eles forem crespos e curtos, basta fazer um rabo de cavalo no topo da cabeça. Já, se ele for um pouco mais comprido, o ideal é que você dê ao menos uma volta nos fios, formando um coque e deixando as pontas livres e ‘espetadas’ para cima. Para que o penteado se mantenha no lugar, não esqueça de usar grampos.

Os grampos são os maiores aliados do coque abacaxi.

Montagem ensinando como fazer o coque abacaxi.

Fotos de Penteados com Coque Abacaxi

Agora que você já sabe o que é o coque abacaxi e quais são suas vantagens, vamos te mostrar várias referências diferentes desse look. Dessa forma, você vai perceber que esse penteado é bem-vindo em cabelos de diferentes tipos e comprimentos.

Alicia Keys

Para começar, temos alguns exemplos de famosas. Uma das maiores adeptas do coque abacaxi é a cantora Alicia Keys. Ela já foi vista usando o penteado para fazer sessões de fotografias, em shows e até mesmo no dia a dia. Nos exemplos abaixo, você pode perceber uma das coisas mais bacanas desse look: o fato de que um nunca ficará igual ao outro. Já que, além de ter a possibilidade de fazer vários tipos de cachos no cabelo, você também pode fazer o coque dando mais volume, mais altura ou jogando os fios para lados diferentes, dependendo de sua preferência no dia.

Alicia Keys com coque abacaxi, lenço e brincos de argola.

Outra dica bacana diz respeito a um acessório que a cantora sempre combina com esse penteado: o lenço. Mas nós vamos falar um pouco mais sobre ele a seguir.

Alicia Keys com coque abacaxi e lenço.

Alicia Keys com coque abacaxi e brincos de argola.

Rihanna

Outra cantora que também é adepta desse penteado é a Rihanna. Na imagem abaixo, percebemos que ela usou o coque para comparecer a um evento. Ela optou por uma versão mais simples, praticamente fazendo apenas o rabo de cavalo alto. Porém, o diferencial aqui é que, como o cabelo dela está comprido, foi possível fazer uma franja com as pontas dos fios.

Rihanna com coque abacaxi.

Logan Browning

Continuando com nossa lista de famosas, vamos falar um pouco sobre uma atriz que ganhou maior notoriedade no Brasil ao protagonizar a série Dear White People, da Netflix. A produção conta a história de um grupo de estudantes negros que estudam em uma grande universidade dos Estados Unidos e que passam por diversas situações de racismo. Líder desse grupo, Sam (personagem de Logan Browning) mostra toda sua força e orgulho por ser uma mulher negra. Além do enredo incrível, se você prestar atenção aos detalhes, vai notar que a protagonista aparece várias vezes usando o coque abacaxi. Mas é claro que não é só na ficção que a atriz utiliza o penteado.

Logan Browning com coque abacaxi.

Acima, Logan Browning posa para uma revista usando um coque abacaxi tradicional. Já na imagem abaixo, ele ganha uma nova versão, já que a atriz está com dreads.

Logan Browning com coque abacaxi, blusa e brinco amarelos.

Sheron Menezzes

É claro que não podia faltar uma representante brasileira nessa lista. E a escolhida foi a atriz Sheron Menezzes. Ela também é adepta do coque abacaxi simples. Mas, assim como Alicia Keys, também gosta de incrementar o visual com um lenço. Aqui é interessante notar uma tendência bastante utilizada. Como esse penteado deixa o pescoço livre, muitas mulheres aproveitam para usar brincos compridos ou argolas grandes.

Sheron Menezzes com coque abacaxi e lenço.

Brincos grandes combinam perfeitamente com o coque abacaxi.

Mais Exemplos

A seguir, separamos mais algumas ideias de coque abacaxi. Aproveite para notar que o comprimento de cada cabelo, assim como o formatos dos cachos, faz com que cada penteado seja único. Além disso, a forma como os fios são presos também faz toda a diferença. Sem falar que ainda existe a possibilidade de fazer luzes, reflexo e até californiana.

Mulher com coque abacaxi e blusa branca.

Mulher usando coque abacaxi com adereços.

Montagem com fotos de três mulheres com coque abacaxi.

Montagem com fotos de três mulheres com coque abacaxi. e luzes.

Mulheres com coque abacaxi.

Montagem com fotos de mulheres com coque abacaxi.

Mulher com batom vermelho e coque abacaxi.

Você também pode aproveitar o penteado para criar uma franja.

Mulher com blusa branca e coque abacaxi.

Mulher com coque abacaxi e batom vermelho.

Mulher com coque abacaxi e cropped preto.

Mulher com coque abacaxi e óculos de sol.

Mulher com blusa de frio e coque abacaxi.

Mulher com blusa branca, fazendo coque abacaxi.

Mulher com óculos, brincos de argola e coque abacaxi.

Mulher com óculos de sol e coque abacaxi.

Com Bandana e Lenço

Chegou o momento de se aprofundar um pouco mais nos penteados com lenços e bandanas. Afinal, é bastante comum encontrar ambos junto com um coque abacaxi. No primeiro caso, para prender o lenço, primeiramente você deve juntá-lo, formando uma faixa. Passe-o ao redor de sua cabeça, trazendo as pontas na direção da testa. Em seguida, cruze os dois lados e traga as pontas para a nuca. Depois, basta fazer um nó e arrumar o lenço na grossura de sua preferência.

Montagem ensinando a fazer penteado com coque abacaxi e bandana.

Mulher com lenço colorido e coque abacaxi.

Mulher com coque abacaxi e lenço estampado.

As bandanas são ainda mais fáceis de prender. Nesse caso, dobre-a formando um triângulo (caso ela ainda não tenha esse formato). Depois, passe a maior parte na parte de baixo da cabeça, da nuca até o coque. Depois, puxe as pontas até o topo e faça um nó.

Coque abacaxi e bandana preta e branca.

Não esqueça de deixar sua bandana sobre as orelhas.

Mulher com coque abacaxi e lenço amarelo e preto.

Depois de tantas referências lindíssimas de coque abacaxi, você certamente já está querendo apostar nesse lindo penteado. E se você deseja ver mais textos como esse, que tal conferir nossas 50 inspirações de penteados para daminhas de honra, o que é blunt cut e 50 exemplos de trança em cabelo curto. Gostou das nossas dicas, ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *