Penteados Kawaii: Inspirações Lindíssimas e Dicas de Como Fazer

Você já deve ter percebidos em reportagens na TV o quão fashion são as japonesas. Apesar de uma cultura ultra conservadora e milenar as jovens garotas mantém uma chama intensa viva quando se trata de estilo e modernidade. Por este motivo os penteados Kawaii são famosos em todo o mundo e já são tendência no Brasil. Entenda mais sobre eles a seguir.

penteados kawaii cabelo azul

penteados kawaii com laço

Entendendo sobre os penteados Kawaii

A cultura japonesa é riquíssima em diversos elementos. Mas algo está chamando a atenção de jovens de todo o mundo e não estamos falando do sushi: os cabelos. Os penteados Kawaii são a nova febre e já existem a um tempo, mas nunca estiveram tão em evidência.

Não é segredo para ninguém que as japinhas amam cores. Elas foram as primeiras em investir pesados nos acessórios para nail arts, adoram cabelos coloridos e agora querem misturar cortes e tendências para criar o que a moda chama de penteados Kawaii.

O que é um penteado Kawaii?

Se você é um daqueles leitores com uma necessidade de entender a origem de tudo vai adorar saber que a origem do nome dos penteados Kawaii faz todo o sentido para compreender o estilo.

Kawaii é um adjetivo da língua japonesa para “fofinho”, “adorável”, “gracioso” e termos afins. O termo faz parte do linguajar popular dos jovens japoneses quando encontram algo fashion com um toque angelical e delicado, justante os penteados Kawaii.

Quando foi usado pela primeira vez? Isso não se sabe ao certo. O estilo, contudo, começou a ser notado na street wear há mais de cinco anos e volta e meia surge como pauta em revistas de hair design.

Fotos e Inspirações de Penteados Kawaii

A faixa etária adepta dos penteados Kawaii está entre os 15 e 25 anos em sua maioria. Mas dando uma olhadinha nas fotos você pode notar o quão bacana é inovar ao menos por um dia e curtir esse visual extravagante, não acha? Ao menos por experimentação.

A inspiração para a criação de penteados Kawaii vem da cultura pop, especificamente de animes e mangás. Os personagens são diversificados, desde Sakura Card Captors a Mirai of The Future. Como criar o seu? Seguindo algumas inspirações a seguir.

Para Cabelos Curtos

As japonesas não são muito adeptas do corte Joãozinho, apelido dado aos fios muito curtos na nuca. Elas fazem o estilo “chanel moderno” com uma altura mediana, bem próximo à nua.

O colorido sempre foi um lance das japonesas. Nos animes se consegue perceber que cabelo rosa e azul é comum entre os personagens. As jovens inspiradas em seus personagens preferidos logicamente tendem a copiar o estilo! O que não falta é menina com cabelo roxo, azul, lilás e outros tons nas ruas orientais.

penteados kawaii colorido com franja

penteados kawaii chanel com franja

Quando não se quer fugir muito do tradicional e do look boa menina os penteados fazem uso de presilhas. A Maria Chiquinha, por exemplo, ganha uma releitura em fios extremamente lisos.

O coque lateral com a Maria Chiquinha é uma combinação estilo japonesa que as meninas adora. A inspiração vem de alguns personagens mundialmente famosas como a Sakura.

penteados kawaii com coques

penteados kawaii com mini coques

Penteado kawaii simples para fazer com duas presilhas para quem tem franja.

Para Cabelos Cacheados

Cabelo cacheado tem a vantagem de se moldar melhor em penteados kawaii. Uma escovação rápida (ou o uso da chapihnha) e já ficam lisos e naturalmente com ondas são ainda mais bacanas para diferenciais penteados.

penteados kawaii cabelos cacheados

Se você pensou que penteados kawaii era um lance de adolescente se enganou, hein? Há fãs do look extravagante de todas as faixas etárias. No começo do artigo determinados uma faixa de até 25 anos para as adeptas do estilo mas muitas senhoras já exibiram por ai seu visual “menina colorida”.

A maquiagem também faz parte deste look completo. A pele recebe um tratamento ainda maior para assumir o tom branco asiático (quase amarelado). Na boca lábios vermelhos ou rosados.

penteados kawaii cabelo preto com cacho

Um cabelo rosa muito claro infelizmente necessita de descoloração. A cor cai rápido e a manutenção deve acontecer a cada 30 ou no máximo em 40 dias.

penteados kawaii rosa cacheado

Para Escola / Dia a Dia

Penteados kawaii não são apenas para festas e eventos, sabia? As japonesas usam no dia a dia! Vão para a escola com os fios coloridos e diademas chocantes (alguns até acendem!) e disputam umas com as outras quem chama mais a atenção.

penteados kawaii para o dia a dia

penteados kawaii dia a dia

Penteado kawaii com topete lateral. O spray fixador é o segredo para o look durar tanto tempo!

penteados kawaii maria chiquinha

Muito loucos!!!

Se há uma coisa que as japonesas sabem fazer muito bem é usar acessórios. As lojas dos centros comerciais por lá são repletas de itens coloridos para os mais diversos tipos de looks. Dá para seguir o mesmo estilo? Sim porque sempre há nas cidades ruas como a 25 de Março, repletas de produtos para cabelos para adornar penteados.

penteados kawaii com acessorios

O legal mesmo deste tipo de penteado é a infinidade de acessórios. Diadema, presilhas, mechas coloridas (vendidas em lojas de bijuteria) e tudo mais o que você quiser pode enfeitar seus cabelos!

penteados kawaii com brinquedos

Presilhas coloridas devem ser encaixadas nos penteados kawaii quando todo o look já estiver organizado. O uso de um gel ou fixador em spray garante a duração do visual por um longo período.

penteados kawaii muito louco

Ter cabelos loiros pode ser uma vantagem para experimentar os penteados kawaii. Não será preciso descolorir para deixar os fios coloridos. Qualquer tintura deve cobrir os fios com perfeição.

Não quer nada permanente? Sem problemas também! Invista em técnicas temporárias de tintura (tintas de brincar o carnaval, por exemplo) e faça um penteado kawaii por um dia!

penteados kawaii diferente

Não é preciso de aulas ou passo a passo de como criar penteados kawaii. Uma das características mais fortes deste tipo de penteado é ser espontâneo. Todos os visuais das fotos acima foram criados a esmo e nunca repetidos.

 


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *