Calvície Masculina – Causas, Tratamentos & Dicas Infalíveis!

A calvície masculina pode assustar qualquer homem e procurar uma orientação médica sempre é a melhor solução. Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja abaixo algumas informações muito importantes que separamos para você!

Calvície masculina.

Dúvidas Frequentes Sobre Calvície Masculina – FAQ

Como Identificar?

As causas da perda de cabelo podem ser variadas: elas podem ser genéticas, ambientais, relacionadas à saúde ou indicar o início de um problema de calvície. Normalmente, perdemos em torno de 100 fios de cabelo por dia e isso acontece porque o crescimento capilar possui um ciclo com três fases:

Anágena: fase do início de crescimento;

Catágena: fase curta, na qual o cabelo de solta da raiz capilar;

Telógena: fase em que os fios “descansam”, ou seja, se preparam para cair. Em geral, os fios que vão se soltando estão nessa categoria.

Ciclo de vida do cabelo.

Vale lembrar que cerca de 10% dos fios estão na fase telógena, aguardando o período de queda.

Mas, afinal, como saber se é o caso de uma calvície masculina? Lembre-se que somente o fato de perder os fios não pode ser considerado calvície, pois esta é uma doença genética e a perda de cabelo temporária ocorre por diversos fatores.

Se você percebeu que está caindo cabelo aleatoriamente, isso pode sinal de alopecia (condição na qual o indivíduo fica sem pelos ou cabelos em uma região específica do corpo). Em níveis elevados, a alopecia pode atingir o corpo todo. Em alguns casos, ela está relacionada a aspectos hereditários, mas não pode ser classificada como uma calvície masculina.

Agora, nos casos em que a perda de cabelo atinge um “padrão de recuo”, normalmente na região da coroa da cabeça, é possível que seja calvície.

Diversos homens iniciam a perda de cabelo entre os 15 e os 25 anos. Por outro lado, outros podem ter a calvície avançada ainda jovens, antes dos 30 anos. O fato é que não dá para saber o momento certo do início da calvície. Porém, se você já tem casos parecidos na família, é interessante observar com cautela se você vai desenvolvê-la.

Você pode olhar sua cabeça com calma e com a ajuda de um espelho tentar encontrar algum recuo das linhas do seu cabelo ou possíveis falhas, isso sim pode ser uma característica relacionada à calvície. É muito comum que a calvície masculina se manifeste na parte da frente da cabeça, os fios vão retrocedendo e criando a espécie de um “M” na parte frontal. Com o tempo, as madeixas vão ficando mais curtas e finas. Também é possível que esse recuo vá retrocedendo de forma uniforme. Você pode tirar uma foto e comparar o seu cabelo com outras imagens anteriores para verificar se houve uma diminuição dos fios.

Se você observar que os fios estão caindo no seu travesseiro ou pelo ralo, durante o banho, pode ser que essa queda tenha outras causas. Por isso é muito importante ficar atento em relação a esses detalhes.

Quais as Principais Causas?

A perda capilar ligada à calvície geralmente não possui relação com doenças ou pela falta de nutrientes na dieta alimentar. Frequentemente, o cabelo vai afinando devido aos aspectos genéticos, históricos familiares, ou até mesmo por conta da idade. Em torno dos 40 anos, alguns homens percebem que a queda capilar vai aumentando e os fios vão ficando mais ralos. Essas causas estão intimamente ligadas ao histórico da família. A chamada alopecia androgenética acontece quando o ciclo de desenvolvimento do cabelo vai diminuindo e o fio vai perdendo vida e comprimento. Assim, conforme os ciclos vão passando, o cabelo cai com mais facilidade. Por isso, dizemos que a hereditariedade possui um papel fundamental com a alopecia androgenética. Então, é legal observar se na sua família é comum aparecer esse tipo de característica, pois em caso positivo, as chances de desenvolvimento da calvície masculina aumentam.

Calvície masculina.

Existe também a alopecia cicatricial que acontece devido a inflamações que vão danificando o folículo capilar, dificultando o crescimento normal do fio. Esse fator é muito comum em pacientes que possuem lupus eritematoso e líquen plano.

É completamente normal que, em determinado momento da vida, a pessoa passe por um período de stress, mudanças hormonais ou até mesmo na alimentação, e essas condições influenciam bastante a saúde dos cabelos. Algumas doenças, como anemia, problemas na tireoide ou diabetes também podem contribuir para uma queda mais intensa.

A radioterapia e a quimioterapia também desenvolvem a alopecia, pois estão ligadas às células responsáveis pelo crescimento capilar. Alguns tratamentos químicos também podem acabar danificando os cabelos e ajudar na queda capilar, isso acontece porque a química vai retirando a massa proteica do cabelo, danificando os fios e deixando-os mais frágeis.

Vale lembrar que todos esses problemas são reversíveis e você deve procurar ajuda de um médico para te auxiliar nesse momento.

Tem Cura?

De acordo com médicos especialistas a calvície não tem cura, porém possui tratamento. Por isso, é muito interessante procurar algum médico dermatologista ou tricologista (especialista) em cabelos para te ajudar a recuperar os fios. Iniciando o tratamento, é muito comum que em torno de seis meses, você comece a ver algum resultado. Porém isso vai exigir bastante paciência e disciplina da pessoa.

Calvície masculina.

Como Tratar a Calvície no Homem

O tratamento para queda capilar pode ser feito com: shampoo, que vai ajudar a reduzir a conversão do DHT; vitaminas que vão estimular o crescimento; tratamentos a laser; inibidores da 5 alfa redutase (que estão sendo liberados nos Estados Unidos). Lembrando que antes de tomar qualquer remédio, você precisa consultar o seu médico. Afinal, essas substâncias podem ter efeitos colaterais indesejados.

Tratamento Natural

Existem algumas receitinhas naturais que prometem resolver esse problema. Veja algumas delas:

Alho, cebola e limão

Alho para tratamento da calvície.

Você vai precisar de:

  • 1 cebola
  • 1 limão
  • 1 dente de alho

Passo a passo:

Extraia o suco de todos eles, faça uma mistura e aplique no couro cabeludo. Deixe agir por vinte minutos e depois lave o cabelo normalmente.

Leite de coco e cenoura

Leite de coco.

Essa receita é especial, pois a cenoura contém vitamina b6, b12 e várias substâncias antioxidantes!

Você vai precisar:

  • 2 cenouras
  • 1 copo de leite de coco

Passo a passo:

  1. Bata as cenouras no liquidificador e misture-as com o leite de coco.
  2. Aplique a mistura no cabelo.
  3. Deixe agir por 30 minutos.
  4. Lave o cabelo como de costume.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã.

O vinagre vai estimular o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e é um ótimo ingrediente para tratamento e revitalização dos fios.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de vinagre de maçã.

Passo a passo:

  • Massageie o couro cabeludo com vinagre e deixe ele agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar e lavar os cabelos normalmente.

Remédios

Os remédios mais comuns para o tratamento da calvície masculina são:

Finasterida: ele auxilia a interromper a perda do cabelo e pode estimular o crescimento de novos cabelos. Esse remédio tem como efeito colateral a impotência, então é muito importante usá-lo somente com recomendação médica. O efeito dele começa a aparecer em torno de três a seis meses.

Finasterida.

Minoxidil: Essa medicação ajuda no aumento do fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo, assim o cabelo possui estímulos para crescer. Trata-se de uma loção que precisa ser aplicada diretamente no couro cabeludo diariamente. Os resultados começam a aparecer em torno de alguns meses.

Minoxidil.

Cetoconazol: esse remédio é antifúngico e diminui os fungos que ficam na raiz do cabelo, ajudando também na oleosidade. Ele precisa ser usado junto com outros remédios.

Cetoconazol.

Observação: Lembre-se que toda medicação deve ser prescrita por um médico. Evite tomar remédios por conta própria.

Shampoos

Vamos conhecer alguns shampoos para calvície masculina?

Pura d’or Hair Loss Prevention Premium Organic Shampoo

Shampoo para calvície.

Esse shampoo tem óleo de argan, vitaminas do complexo B, DHT, biotina e niacina, muito importantes para a vivacidade dos cabelos.

Ds Laboratories Revita Hair Growth Stimulating Shampoo

Shampoo para calvície.

Esse produto promete ser a solução para problemas com queda de cabelo. Ele é um estimulante para o folículo, os ingredientes principais são: biotina, ornitina, cafeína, óleo meu e muito mais. Ele fortalece os cabelos de dentro para fora, também possui efeito antioxidante e uma fórmula bem hidratante que vai ajudar no crescimento do fio.

Regenepure DR Hair Loss Shampoo

Shampoo para calvície.

Esse shampoo tem vitamina B6, lecitina, cafeína e muitos elementos que farão muito bem para os seus fios. Ele age com uma limpeza bem natural e ajuda na estimulação dos folículos capilares. Além de tudo isso, melhora a saúde do cabelo!

Dicas para Disfarçar a Calvície

Se você quer uma solução prática para disfarçar a calvície masculina, veja essas dicas bacanas:

  • Raspe a cabeleira. Isso vai mascarar a diferença no cabelo, e aí pode parecer que você está “careca” por opção!
  • Utilize chapéus;
  • Raspe na região que está faltando cabelo e deixe o corte mais harmônico;
  • Use perucas;
  • Utilize queratina em pó para esconder a calvície;
  • Troque de penteado;
  • Faça uma micropigmentação capilar;
  • Procure pela prótese capilar;
  • Use bandanas.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse texto com seus amigos e diga-nos abaixo qual é a sua opinião sobre a calvície masculina!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *