Implante Capilar / Transplante Capilar – O que é, Dicas & Guia Completo!

A calvície é um problema enfrentado por homens e mulheres, e que muitas vezes atinge a autoestima por conta das falhas capilares. Para reverter o problema existem diversas maneiras, e uma delas e que é bastante eficiente é o implante capilar.

Para quem já tentou reverter o quadro usando vitaminas e remédios para queda de cabelo, mas nenhuma das técnicas foi eficiente, o implante capilar pode ser a solução.

E apesar de se tornar cada vez mais comum, o implante e o transplante capilar ainda geram muitas dúvidas, e antes de partir para um dos procedimentos, é importante conhecer um pouquinho mais das técnicas.

Para ajudar, no post trouxemos todas as informações do transplante capilar e respondemos às dúvidas mais frequentes acerca do procedimento.

dicas e dúvidas

 

Sobre o Implante Capilar

O que é?

O implante capilar, e muitas vezes chamado de transplante capilar, é uma técnica que visa implantar fios de cabelos para esconder e disfarçar as falhas causadas pela calvície.

O implante, é um procedimento que introduz os fios através dos folículos capilares, o que deixa o resultado bem natural.

Uma das vantagens do implante capilar feito com fios do próprio paciente, é que o cabelo é transplantado com toda sua estrutura capilar, e isso permite que o cabelo cresça, mesmo nas regiões afetadas por calvície e falhas.

Depois de algumas semanas do implante capilar, os fios começam a cair, e isso é natural; mas como o cabelo foi implementado com toda a estrutura capilar, novos fios começam a nascer nos folículos implantados.

 

Como é Feito o Procedimento? Passo a Passo

O procedimento consiste em retirar os fios saudáveis de uma região com cabelo do paciente (doador) , e assim introduzir os fios, de 1 a 4, em cada folículo, de modo a preencher as falhas capilares.

Cada sessão pode fazer o implante capilar de até 5 mil fios, mas é mais comum que sejam introduzidos até 2 mil fios a cada etapa.

 

E para quem está pensando em aderir ao procedimento, separamos um passo a passo de como a técnica de transplante capilar é realizada.

O primeiro processo antes de mesmo de realizar o procedimento é a consulta médica para avaliação e com a confirmação de que o paciente pode fazer este procedimento, é dado início a fase de exames para verificação da saúde do paciente. E com tudo ok, é de fato iniciado o transplante capilar.

passo a passo

como é feito

O processo é minucioso

  • Para dar início a cirurgia de transplante de cabelo, a primeira etapa é a sedação do paciente;
  • Em seguida, é feita a retirada de uma faixa de couro cabeludo de uma região que não enfrenta problemas como falhas e calvícies, o que vai fazer com que o cabelo cresça novamente;
  • Nesta etapa começa a preparação dos folículos e tratamento da área doada, enquanto isso a equipe começa o fechamento da área que foi doadora;
  • No procedimento de preparo das unidades foliculares, é utilizado um microscópio separando fragmentos do couro cabeludo em novas unidades de foliculares de 1, 2, 3 e 4 fios. Neste caso, cada unidade folicular é mantida com sua estrutura capilar – com glândulas, anexos e raízes;
  • Com as lâminas adequadas, são feitos pequenas perfurações no couro cabeludo para introduzir os folículos capilares já tratados;
  • Cada folículo é introduzido um a um, e a quantidade de fios em cada um é distribuída pelo couro cabeludo de acordo com a avaliação médica;
  • Após o transplante e implante dos fios, é feita a finalização do procedimento e o uso de um spray que cria uma película protetora sobre o couro cabeludo, evitando a necessidade de curativos.

 

A técnica de transplante capilar não é um procedimento rápido, e o tempo de duração de todo o processo pode ser de 5 a 10 horas.

 

Pós Operatório – Cuidados

Apesar de ser um procedimento sem muita complexidade, e no qual o paciente sai no mesmo dia, o transplante e implante capilar exigem alguns cuidados após a realização.

Entre os cuidados necessários, estão:

  • Não lavar o cabelo por 1 ou 2 dias, conforme orientação médica;
  • Evitar atividades físicas até 3 dias após o implante, e a volta deve aos exercícios deve ser mais leve durante o período de 2 semanas;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro nos primeiros dias;
  • Não ficar exposto ao sol durante 6 semanas, assim como banhos de piscina, mar e o uso de saunas;
  • Nas primeiras noites dormir com travesseiros mais elevados para evitar o inchaço pós cirurgia de implante capilar;
  • Utilizar compressas de água gelada sobre o couro cabeludo no pós-operatório para evitar inchaço;
  • Fazer uso dos medicamentos receitados pelo médico;
  • Fazer a retirada dos pontos da região doadora, que acontece em média 12 dias após o procedimento; quando não é utilizado fio biodegradável.

 

Quem Pode Fazer?

A técnica de implante e transplante devem ser feitas a partir de avaliação médica, e estão aptos a passar pelo procedimento tanto homens, como mulheres, que enfrentem calvície masculina ou feminina; ou falhas oriundas de cicatrizes.

Pessoas portadoras de diabetes e com hipertensão também podem passar pelo procedimento de transplante capilar, mas sempre com o aval médico.

A técnica só não é recomendada para pessoas que possuem insuficiência de cabelo na área que será doadora, o que atinge 5% dos homens e 30% das mulheres.

 

Existem Contraindicações?

A avaliação médica é o começo para quem está pensando em fazer um implante capilar, assim o médico pode verificar as condições do paciente e a possibilidade da realização do transplante.

No geral, não há contraindicações e restrições para o implante, exceto durante a gravidez, e para casos em que não há uma área doadora suficiente para a retirada dos folículos.

 

Quanto Tempo Dura?

O transplante capilar, técnica onde são implantados fios naturais com a estrutura capilar mantida, tem resultado permanente, uma vez que a base do fio é mantida e o cabelo implantado cresce, como um fio normal.

No entanto, após 1 ou 2 anos é comum que o médico responsável pelo implante capilar faça uma nova avaliação para verificar os resultados, e caso ainda haja falhas capilares, é recomendado um novo implante para preencher o couro cabeludo e ficar com um resultado mais natural e volumoso.

 

Quanto Custa? #preço

A técnica é um trabalho bem minucioso, mas uma ótima maneira de reverter problemas como a calvície, e todo esse processo que envolve uma equipe pode ter um custo bem elevado, podendo variar de R$ 5 a R$ 15 mil.

Esse preço costuma variar de acordo com a clínica a ser realizada e a área que necessita de implante.

 

Posso Receber o Cabelo de Outra Pessoa?

O cabelo a ser implantando no transplante capilar costuma ser do próprio paciente que vai passar pelo processo, e por isso é necessário que o paciente tenha uma área sem problemas de calvície para a retirada dos fios a serem implantados.

Caso o paciente não tenha essa possibilidade de retirada, não é possível receber um cabelo doado.

Essa impossibilidade acontece pois a implantação do cabelo de outra pessoa pode gerar rejeição pelo organismo, vindo a desencadear várias complicações.

 

Implante X Transplante: Qual a Diferença?

Apesar de serem tratados como sinônimos, as técnicas são diferentes, mesmo que ambas tenham como resultado final a implementação de novos fios no couro cabeludo.

  • Implante Capilar: esse procedimento é feito através da introdução de cabelos artificiais nos folículos já existentes, preenchendo assim as falhas capilares.
  • Transplante Capilar: nessa técnica o cabelo a ser implantado não é artificial, e sim natural. O cabelo natural é extraído do próprio paciente que irá passar pelo procedimento, geralmente das regiões não atingidas pela calvície e por falhas, e assim implementado em outros folículos capilares.

 

Dessa maneira, a principal diferença entre implante e transplante está no fio, sendo que o primeiro é artificial, e o segundo é um transplante de uma área para outra do couro cabeludo do próprio paciente.

 

Como o implante com fios artificiais é uma técnica que pode ter maior índice de rejeição pelo organismo, no Brasil a técnica não é utilizada, e por isso o uso de implante e transplante acabam se tornando sinônimos.

 

Fotos de Antes e Depois do Implante Capilar

Masculino

A falta de cabelo nos homens é um fator bem comum e essa ausência dos fios, muitas vezes originada de uma alopécia androgenética, pode ser revertida com um transplante e implante capilar.

Esse implante pode trazer resultados bem positivos, e para demonstrar trouxemos alguns antes e depois, inclusive de famosos que já adotaram o procedimento como uma maneira de reverter a calvície.

famosos

Marcos Pasquim fez o procedimento para disfarçar as entrada

antes e depois Tadeu Schmidt

Tadeu Schmidt ganhou bem mais volume depois do procedimento

antes e depois Rodrigo Faro

Rodrigo Faro apostou na técnica para acrescentar fios na região da testa

calvície masculino

A técnica deu mais volume aos cabelos

resultados

antes e depois famosos

O jovem atleta Diego Hypolito já usou a técnica para dar mais volume no cabelo

cabelo Luciano Camargo

Entre os famosos, Luciano Camargo também escolheu a técnica

antes e depois transplante

O transplante introduziu fios na região da testa

antes e depois homens

Feminino

As mulheres também podem sofrer com a calvície, e neste caso a questão estética é ainda mais forte, o que também permite que o implante capilar também seja uma técnica adotada no universo feminino.

E para demonstrar, trouxemos fotos e resultados de implantes feitos em mulheres.

antes e depois mulher

Neste caso, o transplante disfarçou bem a raiz falha

implante testa

A implantação foi feita na região da testa

cabelo feminino

A raiz calva foi bem preenchida

calvície feminina

As falhas na testa foram corrigidas

resultado feminino

resultado mulher

A técnica corrigiu falhas da raiz

antes e depois mulheres

Agora que você já sabe tudo sobre a técnica, é só fazer uma avaliação médica para ver se o procedimento é adequado para você.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *