Guia da Micropigmentação Capilar – As 11 Dúvidas Mais Frequentes!

A relação estética que nós temos como o cabelo é uma questão indiscutível, e não só as mulheres têm tal relação, mas os homens também; e para muitas pessoas, a calvície ou falha capilar é sinal de muito incômodo. E no meio de tantas técnicas para tentar driblar esse incômodo, uma opção que vem ganhando destaque é a micropigmentação capilar.

Talvez o termo “micropigmentação capilar” seja novo para você, e para te familiarizar com o termo, esse é o assunto do post de hoje.

Ah, e se você já ouviu falar dessa técnica, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o que é e como funciona, o post traz respostas para as perguntas mais frequentes.

o que é

Sobre a Micropigmentação Capilar

O que é?

O termo micropigmentação capilar refere-se a uma técnica que tem como proposta disfarçar calvície e falhas capilares.

A técnica de micropigmentação é como uma “pintura” de fiozinho por fiozinho no couro cabeludo, como se fosse uma tatuagem dos fios sobre a cabeça, desse modo disfarça a ausência de cabelos em uma determinada região ou sobre todo o couro cabeludo

Para Quem é Indicada?

A micropigmentação capilar é uma técnica indicada para homens e mulheres que sofrem de calvície, falhas capilares (oriundas de cicatrizes, ausência de folículos, etc), alopécia e falhas no couro cabeludo.

Resumindo, a técnica de desenhar fio a fio no couro cabeludo pode ser indicada em diferentes casos em que a ausência de cabelo cause incômodo estético.

No entanto, antes de recorrer a tal procedimento estético, é de suma importância procurar por um médico para avaliar qual a causa do problema e certificar-se de que a região onde pretende-se realizar o procedimento está apta a tal intervenção.

Quanto Custa?

Se a intenção é recuperar a autoestima através do método de micropigmentação capilar, é preciso preparar o bolso ($$), pois o procedimento custa entre R$ 3 e 6 mil.

O custo pode variar de acordo com a área de cobertura da micropigmentação, clínica onde será realizado o procedimento e número de sessões necessárias para concluir todo o processo.

Dói?

Infelizmente a região do couro cabeludo é uma área sensível e o procedimento costuma doer mais que outros tipos de micropigmentação, como a versão para sobrancelhas.

No entanto, não precisa se desesperar e desistir de realizar a técnica por conta do desconforto. Na maioria dos casos é aplicado um anestésico no couro cabeludo antes de iniciar o processo, e isso deixa a micropigmentação capilar bem menos dolorosa.

Quais os Pós-Cuidados?

Como qualquer outro procedimento estético, o período posterior exige alguns cuidados especiais, isso para evitar reações da derme e para garantir o resultado ideal.

Na listinha de cuidados pós micropigmentação, temos:

  • Compressa de gel: durante os dois primeiros dias após a realização do procedimento é indicado colocar compressas de gel sobre o couro cabeludo, o que alivia possíveis desconfortos e ameniza a vermelhidão.
  • Lavagem: lavar a cabeça nos primeiros dias é permitido em alguns casos, mas o ideal é que seja rápido e sem ficar muito tempo em água corrente.
  • Evite exposição ao sol: na primeira semana é ideal evitar a exposição direta no sol.
  • Evite o uso de alguns cosméticos e produtos: os primeiros 7 dias pedem cuidados especiais, por isso evite o uso no couro cabeludo de produtos que tenham ácidos na composição, cremes e outros cosméticos. O uso de pomadas ou outros itens na região capilar só deve ser feita com a indicação do profissional que realizou a técnica.
  • Evite excesso de vapor e água: para garantir resultado mais satisfatório, a dica para a primeira semana é evitar expor o couro cabeludo em água corrente, mar, piscina e lugares com muito vapor, como saunas.
  • Evite a abrasão da área: a primeira semana é primordial e requer bastante cuidado, sendo um deles o cuidado com a abrasão no couro cabeludo. Evite secar a cabeça com intensidade ou usar acessórios que fiquem causando atrito na derme.

 

Tais cuidados costumam ser dicas gerais, e por isso é importantíssimo verificar qual a indicação de pós-cuidados com o profissional que realizou o seu procedimento, afinal cada procedimento tem suas peculiaridades.

Existem Contraindicações?

Antes da realização da micropigmentação capilar é ideal a ida a um médico para fazer uma avaliação e ter o aval para a realização do procedimento.

No entanto, há contraindicações em alguns casos:

  • Pessoas que utilizam marcapasso: portadores de marcapasso não devem realizar o procedimento por conta do motorzinho da máquina utilizada para fazer a micropigmentação.
  • Gestantes: para as mulheres que estão grávidas a técnica não é indicada, já que pode causar parto pré-maturo.

Tipos de Micropigmentação Capilar

Como cada caso é um caso, existem diferentes tipos de micropigmentação do couro cabeludo, isso porque há necessidades diferentes de preenchimento.

Técnica Cabelo Raspado

tipos

Indicação: pessoas que sofrem de rarefação dos fios, perda expressiva na parte de cima da cabeça; ausência total de cabelo.

Como Funciona e Resultados: a técnica consiste em fazer os fiozinhos simulando um corte raspado dos fios, como se tivesse utilizado máquina zero. Nesse caso o resultado é como se os fios estivessem nascendo ou com um corte raspado. Para quem ainda tem um pouco de cabelo, é preciso fazer a manutenção frequentemente raspando o cabelo para manter o visual uniforme.

Técnica Fio a Fio 3D

como funciona

A impressão é de pequenos fiozinhos

Indicação: ideal para pessoas com pouco cabelo ou ausência total de fios.

Como Funciona e Resultados: a técnica é bem parecida com a anterior, mas neste caso o cabelo segue estilo como de ser raspado na máquina 1. A denominação 3D não se refere a um procedimento diferenciado, mas sim no visual que fica bem natural e de difícil percepção de que não é cabelo de verdade.

Técnica Fundo Suave Interativo

dicas

Indicação: para quem não tem ausência total de cabelo.

Como Funciona e Resultados: a técnica consiste em usar o cabelo já existente como orientação para “desenhar” os novos fios. Ou seja, os fios micropigmentados seguem o estilo (redemoinho, orientação do lado usado, etc) dos fios já existentes no couro cabeludo. O resultado dá impressão de que há mais volume de cabelo, interagindo com os movimentos naturais dos fios já existentes e dando um efeito bem natural.

Técnica Fundo Suave Homogêneo

disfarçar falhas cabelo

Indicação: para homens e mulheres que tenham os fios mais esparramados e com couro cabeludo aparente. Sendo que o ideal é que os fios tenham, em média, 5 cm de comprimento.

Como Funciona e Resultados: a técnica faz a pigmentação do couro cabeludo nas áreas calvas, a fim de preencher esse espaço entre os fios e dar impressão da cabeça toda preenchida. O resultado é a ilusão de que há mais cabelo e volume nos fios.

Técnica Fundo Denso

fotos como fica

Indicação:  ideal para homens e mulheres que tenham a raiz mais rala e o couro cabeludo aparente. Neste caso, a indicação é de que os fios tenham comprimento superior a 5 cm.

Como Funciona e Resultados: assim como na técnica anterior, o procedimento tende a preencher o couro cabeludo com cor semelhante a do cabelo e seguindo as orientações dos movimentos naturais dos fios. O resultado do preenchimento é a ilusão ótica de mais volume e até mesmo o rejuvenescimento por conta de parecer ter mais cabelo.

Técnica Cicatriz

disfarçar cicatriz cabeça

As falhas foram disfarçadas

Indicação: ideal para quem tem marcas de cicatrizes na cabeça onde não nascem novos cabelos.

Como Funciona e Resultados: o procedimento faz o preenchimento de micropigmentação apenas na região da cicatriz de modo a escondê-la e assim deixar todo o couro cabeludo uniforme.

 

Quanto Tempo Demora para Fazer?

O tempo de duração para fazer a micropigmentação capilar vai variar de acordo com a técnica recomendada para cada caso.

As sessões de micropigmentação costumam durar cerca de 2 horas, e em casos onde a técnica será realizada numa área maior pode haver a necessidade de vários sessões.

As sessões não podem ser simultâneas, e geralmente, os profissionais pedem um espaçamento de 20 dias entre uma sessão e outra até a finalização total do procedimento.

 

Dura Quanto Tempo?

A micropigmentação capilar é um procedimento quase definitivo, no entanto, com o passar dos anos a tinta vai perdendo a tonalidade e caso não haja mais o interesse em refazer, a técnica vai ficando menos evidente e por isso é “quase definitivo”.

No geral, costuma-se dizer que o processo tem durabilidade em torno de 5 anos, isso porque é o período em que o tom da micropigmentação está mais próximo de quando foi feito.

No entanto, é preciso considerar as manutenções de retoque da cor, e assim é possível estender o resultado satisfatório por décadas.

 

Como Funciona a Micropigmentação Capilar?

Para a realização da micropigmentação capilar, o primeiro passo é fazer a colorimetria, que é o processo que avalia a sua cor de cabelo para chegar numa tonalidade de pigmento que fique o mais próximo possível da cor dos fios.

Outro processo é a avaliação e definição da técnica a ser utilizada, e indicação da necessidade de corte ou não do cabelo.

Antes de dar início ao procedimento, é feita a anestesia da região do couro cabeludo, a fim de evitar desconforto e a partir de então inicia-se de fato o processo de micropigmentar o couro cabeludo.

passo a passo

A micropigmentação é feita com auxílio de um dermógrafo, aparelho com agulha na extremidade que leva o pigmento de coloração para desenhar os fios na derme do couro cabeludo.

 

Afinal, Vale a Pena? Vantagens e Desvantagens

Uma dúvida que muita gente tem é se vale a pena fazer micropigmentação capilar, e a resposta vai depender do que cada pessoa espera. Para te ajudar a pesar os prós e contras, vamos a um quadro de vantagens e desvantagens:

Vantagens

Desvantagens

Técnica não invasiva: a técnica disfarça, visualmente, a falha ou ausência de cabelo sem ser invasiva, como um transplante capilar.Resultado apenas ótico: a técnica não consiste em adicionar fios, como o transplante capilar, por isso o efeito é apenas uma impressão visual de que há cabelo.
Durabilidade: o tempo de duração do efeito pode ser bem longo se a manutenção for periódica.Não acompanha mudança na cor do cabelo: o procedimento é feito a partir da cor do cabelo no momento da realização do procedimento, e assim o desenho não acompanha mudanças naturais, como os fios que passam a ficar grisalhos.
Preço: não é uma técnica barata, mas em comparação a outros procedimentos para disfarçar a calvície, como o transplante capilar, acaba tendo um preço mais atrativo.Difícil remoção: a técnica lembra o procedimento de uma tatuagem e há perfmadeixas.orguração da derme para inserção da pigmentação, o que faz ser difícil a remoção total em caso de arrependimento.

Fotos de Antes e Depois da Micropigmentação

E se você quer saber como fica o efeito visual em diferentes casos, separamos fotos de antes e depois de pessoas que adotaram a micropigmentação capilar para disfarçar as falhas capilares e calvície.

Feminina

cabelo curto mulher

O fundo acompanha a cor do cabelo

queda cabelo feminino

A divisão evidenciava a falta de cabelo

tatuagem couro cabeludo

disfarçar pouco cabelo

As falhas evidentes ficaram disfarçadas

cabelo pintado

O resultado dá ideia de que estão nascendo novos fios

fotos antes e depois

cabelo com falhas

O procedimento fica natural

cabelo mulher

O resultado é um cabelo curto com impressão de mais volume

antes e depois mulher

disfarçar calvície feminina

As falhas eram na frente da cabeça

cabelo comprido mulher

O resultado dá impressão de mais cabelo

Masculina

cabelo grisalho

A técnica seguiu o tom grisalho dos fios naturais

antes e depois masculino imagens antes e depois efeito raspado resultados

calvície total

Para a calvície total, o procedimento usou a ideia de fios raspados baixinhos

micropigmentação masculina

homem antes e depois

A ideia foi de usar um corte estilo raspado

disfarçar redemoinho cabelo

O preenchimento do couro cabeludo deu impressão de bem mais cabelo

fotos antes e depois homem tatuagem cabelo

cabelo curto homem

A falha principal era na região do redemoinho

cabelo masculino

O procedimento seguiu a orientação dos fios

disfarçar calvície masculina

cabelo raspado homem

A ideia foi de preencher as partes sem cabelo

resultados homens

E aí, você faria tal técnica? Com certeza a ideia é uma ótima proposta para driblar a baixa autoestima por conta de problemas capilares.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *