Queda de Cabelo Masculino – Dicas e Soluções para Combater!

A calvície é um assunto bastante frequente entre os homens, e a queda de cabelo masculino é o primeiro sinal alarmante para os homens, que ficam em alerta para uma possível calvície, assunto e realidade que apavora muitos homens.

E se você tem enfrentado a queda de cabelo e já está com o sinal de alerta ligado, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo masculino, com as principais causas, prevenções, vitaminas e remédios, e muitas receitas caseiras para driblar os fios caindo.

dicas e tratamentos

Sobre a Queda de Cabelo Masculino

Quais as Principais Causas? 

A queda de cabelo masculino não tem uma única causa, e vários fatores podem influenciar na queda dos fios, por isso, é importante reconhecer o que pode estar fazendo seus fios caírem com mais frequência.

causas queda cabelo

  • Idade

Com o passar dos anos o organismo vai mudando e uma das variações que acontece é a queda nos níveis hormonais, que passam a refletir em fios mais finos e enfraquecidos, e consequentemente na queda de cabelo.

Esse fator é algo inevitável ao longo da idade, já que há variações hormonais, mas a queda de acordo com a idade não significa a calvície, e o resultado pode ser apenas um cabelo menos volumoso.

 

  • Hereditariedade

A herança genética que carregamos de nossos ancestrais é um fator de peso na queda de cabelo, e se um dos lados da família tiver tendência a calvície, pode ser que você tenha recebido essa carga genética,  e assim sofrer com o mesmo problema.

No entanto, não precisa se desesperar se seu pai ou avô é careca, pode ser que você não tenha herdado os genes que levam a calvície. Por isso, só o tempo pode dizer se a queda dos fios acentuada é uma relação hereditária.

 

  • Alimentação

O clássico dizer “a gente é o que come”, pode ser um dos fatores que ligados a queda de cabelo masculino.

Uma má alimentação pode ser determinante para deixar os fios fracos e sem nutrientes, e assim causar a queda capilar.

VEJA  Calvície Masculina – Causas, Tratamentos & Dicas Infalíveis!

Por isso, é importante ter uma alimentação variada e rica em nutrientes, de modo a atender todas as necessidades nutricionais do organismo e evitar o enfraquecimento e consequente queda de cabelo.

 

  • Stress

As condições externas também podem afetar na queda capilar, e o stress é um dos principais causadores da queda de cabelo masculino.

O stress pode fazer com que haja variações hormonais, o que interfere na saúde dos fios e pode ocasionar a queda.

 

  • Penteados

Nem todos os homens são adeptos dos penteados presos, mas para os que usam os fios muito puxados para trás e presos com rigidez podem estimular a queda de cabelo.

Isso acontece porque o uso constante dos fios puxados para trás com força podem deixar o couro cabeludo fragilizado, e assim o uso frequente desse tipo de penteado pode causar o enfraquecimento dos fios pela raiz e ocasionar a queda capilar.

 

O que Fazer? Quando Procurar Ajuda Médica?

A queda de fios não é uma anormalidade, pelo contrário, é comum perder de 50 a 100 fios por dia, mas quando essa queda passa a ser acentuada e os fios começam a cair excessivamente, de modo a criar falhas no couro cabeludo, o sinal de alerta deve ser ativado.

Se você está perdendo cabelo excessivamente, e já está de olho na alimentação e não está passando por stress, é hora de procurar ajuda médica para diagnosticar as causas do problema.

O médico irá avaliar a situação e pode pedir alguns exames para fazer o diagnóstico, e assim avaliar a causa exata do problema, indicando o tratamento adequado.

 

Existem Métodos de Prevenção?

Se você ainda não está de fato passando pelo problema de queda de cabelo masculino, mas quer evitar que isso venha a acontecer, há algumas medidas que podem ser preventivas, como:

  • Ter uma alimentação variada e rica em nutrientes e vitaminas;
  • Evitar stress contínuo;
  • Tratar caspas, que podem vir a causar a queda capilar;
  • Evitar penteados que puxem muito o cabelo para trás;
  • Manter o cabelo hidratado evitando o ressecamento dos fios e posterior queda dos fios fragilizados;
  • Evitar dormir com o cabelo molhado ou úmido, o que pode desenvolver fungos e bactérias no couro cabeludo e raiz do cabelo.
prevenção queda cabelo

A alimentação variada pode suprir as necessidades do organismo e interromper a queda dos fios

Como Combater a Queda de Cabelo Masculino

Vitaminas e Remédios

Com a queda de cabelo masculino já identificada, algumas vitaminas para cabelo e remédios contra a queda capilar podem ser indicados para tratar o problema.

VEJA  Top 4 Remédios para Queda de Cabelo – Lista dos Melhores Produtos!

Entre as principais vitaminas e remédios que são indicados para o problema estão:

 

VitaminasRemédios
AnastinHairloss Blocker (HL Blocker)
PantogarFinasterida
Vitamina AFollixin
Vitamina EMinoxidil

dicas de remédios e vitaminas

Vale lembrar que esse tipo de tratamento deve ser indicado por um médico, de modo que as vitaminas e/ou remédios sejam prescritos de acordo com a análise dos exames feitos previamente. O uso de remédio e vitaminas sem prescrição pode trazer problemas, como a hipervitaminose que pode causar até intoxicações pelo excesso de vitaminas.

Shampoo para Queda de Cabelo

Como o problema de queda capilar costuma ser bastante incômodo para os homens, atualmente há diversas marcas investindo em produtos específicos para tratar a queda dos fios através de shampoos.

Entre as principais marcas e linhas de shampoo para tratar a queda de cabelo masculino, estão:

  • Shampoo Energizante Antiqueda – Vichy
  • Pilexil
  • Guanxuma
  • Prevenção contra queda – Head & Shoulders
shampoo masculino

Os shampoos podem ajudar a tratar algumas causas de queda dos fios

Tratamento Caseiro

Para quem quer tentar tratamentos naturais e caseiros, trouxemos receitas fáceis que vão ajudar a cuidar dos fios e tratar o problema de queda.

 

Estimulante com óleos essências

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã
receita caseira para tratar queda de cabelo

A mistura nutre o cabelo evitando a queda

Como Fazer e Aplicar:

Em um recipiente coloque o azeite de oliva e adicione os óleos essenciais, em seguida misture bem para que todos os ingredientes sejam incorporados.

A aplicação deve ser feita no cabelo seco e com massagens circulares no couro cabeludo. Depois de aplicar e massagear o couro cabeludo, deixe o estimulante agir por 1 hora nos fios.

VEJA  As 5 Melhores Vitaminas para Queda de Cabelo & Como Fazer em Casa!

Em seguida, enxágue o cabelo e lave como de costume.

 

Shampoo Caseiro com Banana

Ingredientes:

  • 6 colheres (sopa) de leite integral
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 banana madura
  • 1 colher (café) de óleo de rícino

shampoo com banana

 

Como Fazer e Aplicar:

Para fazer o shampoo caseiro, descasque e amasse bem a banana. Adicione os outros ingredientes junto da banana amassada e misture bem.

Para aplicar, lave o cabelo com shampoo transparente e aplique a mistura do couro cabeludo para as pontas, massageando cuidadosamente o couro cabeludo.

Deixe a mistura agir nos fios por 10 minutos, e em seguida enxágue e lave com shampoo e condicionador.

 

Receita Caseira com Ovo

Ingredientes:

  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 5 gotas de óleo essencial de tea tree
tratamento caseiro com ovo

O ovo é rico em vitaminas, aminoácidos e minerais

Como Fazer e Aplicar:

Quebre o ovo em um recipiente e com ajuda de um garfo misture bem; adicione o óleo de coco e o óleo essencial e misture novamente.

Com a misturinha já pronta, aplique-a nos cabelos secos, inclusive na raiz.

Ao aplicar a mistura nos fios, massageie bem e deixe agir por 15 minutos. Para finalizar, enxágue o cabelo e lave como de costume.

 

 

Se você está passando ou já passou por esse problema que costuma ser bastante frequente entre o público masculino, conta aqui nos comentários qual tratamento adotou ou tem usado para sanar o problema.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *