Caspa na Sobrancelha: É Normal? Principais Causas e Tratamento

Se você já encontrou pequenos grãos brancos na sobrancelha pode estar sofrendo de caspa na sobrancelha. Não é muito raro, na verdade, apenas um tipo de dermatite menos popular. Saiba como tratar a caspa na sobrancelha, dicas de cuidados e as principais causas para tentar evitar o problema.

como tratar caspa na sobrancelha

Sobre a Caspa Na Sobrancelha

Caspa é uma dermatite, ou seja, um problema na pele. Os termos médicos para o problema são: dermatite seborreica, eczema e seborreia (como a maioria conhece).

A popular caspa é um tipo de inflamação(dermatite) manifestada em partes do corpo as quais há uma maior produção de óleo corporal (o que alguns chamam de gordura cutânea) ou com a presença de fungos do tipo Pityrosporum ovale.

O passo a passo do problema é: a pele inflama por um dos motivos citados acima, começa a descamar e ai surgem aqueles farelos brancos ao longo dos fios. Em algumas pessoas nem dá para perceber. Já em outras é tão aparente por conta do grau de inflamação que chega a cair pelas roupas.

É Normal?

Sabendo como acontece a seborreia, como ela se apresenta e os sintomas é fácil de entender que a caspa na sobrancelha não apenas existe como é um problema muito normal. 

Não é mais comum que a caspa no cabelo porque há muito mais fios na região e fatores os quais podem alterar a oleosidade do couro cabeludo. O simples fato de lavar menos os fios podem deixar a raiz oleosa e facilitar o surgimento de caspa. Na área do rosto, entretanto, é menos comum porque é uma parte que tendemos a cuidar mais e com menos pelugem. Contudo, é muito normal.

tratamento caspa na sobrancelha

Quais as Principais Causas?

A pele da região da sobrancelha é sensível. Para algumas pessoas o rosto é bem oleoso, tendo por isso uma maior produção de óleo. Esta parte do rosto também fica muito mais exposta à ação de fungos e bactérias, surgindo com isso o problema da caspa.

Não se há uma única causa para a caspa na sobrancelha e sim várias. Alguns dos motivos apontados pelos médicos são:

  • Alterações de humor que por consequência podem alterar a produção de óleo pela pele – algumas pessoas ficam com o rosto muito mais oleoso quando estão estressadas;
  • Clima muito seco;
  • Mudanças muito altas de temperatura;
  • Alterações hormonais.

Existem ainda causas biológicas. Algumas pessoas apresentam quadros de caspa esporádicos sem causa aparente. Os médios tratam como um sintoma para o stress ou alergia.

caspa na sobrancelha como evitar

Sintomas

O principal sintoma da caspa na sobrancelha você já conhece. São os grãos brancos surgindo no rosto e na roupa, sinais clássicos de descamação da pele. Os grãos podem cair no rosto o ou ficarem instalados ao longo do fio.

Mas além dos farelinhos brancos você pode ter com caspa na sobrancelha:

  • Coceira;
  • Pele avermelhada.

dicas para cuidar de caspa na sobrancelha

Como Tratar Caspa na Sobrancelha: Passo a Passo

Assim como a seborreia nos cabelos longos ou curtos a caspa na sobrancelha não possui tratamento definitivo, em especial se a causa for algo relacionado com a mudança de humor. O que se pode fazer é diminuir o problema ou tratar temporariamente com alguns produtinhos à venda nas lojas especializadas, farmácias e supermercados.

Muita gente conhece shampoo contra caspa, um produto facilmente encontrado no mercado para tratar o couro cabeludo. Mas a caspa na sobrancelha é no rosto, região bem próxima aos olhos, produtos específicos se fazem necessários.

A melhor forma de tratar é procurando um dermatologista. Ele poderá analisar com cautela se é um problema causado por uma inflamação temporária ou especificar produtos de acordo com o grau de intensidade da caspa na sobrancelha.

como prevenir caspa na sobrancelha

Como prevenir caspa na sobrancelha

A prevenção para diversos problemas de pele sempre é um bom caminho, não sendo diferente com a caspa na sobrancelha. São boas dicas:

Algumas dicas para tratar caspa na sobrancelha indicada por especialistas são:

  • Lavar o rosto com sabonete para pele oleosa;
  • Lavar o rosto duas vezes ao dia no mínimo para evitar o acúmulo de gordura;
  • Escovar a sobrancelha com escova específica.

Tratar o estresse ou qualquer outro problema relacionado com mudanças de humor pode ajudar também a melhorar a caspa na sobrancelha e em alguns casos resolver de vez a questão. É muito comum em todas as idades um stress temporário ser o responsável pela seborreia em outros lugares além da cabeça. Pode surgir até mesmo na barba.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *